O HDCP (sigla em inglês para Proteção de Conteúdo Digital em Banda Larga) é uma tecnologia de proteção criada para evitar a pirataria de conteúdo digital como, por exemplo, filmes e séries. De acordo com a Sony, é "um sistema de proteção anticópia para eliminar a possibilidade de capturar conteúdo digital da origem para exibição". Na prática, é um mecanismo que impede que alguém grave conteúdos protegidos por direitos autorais.
Como funciona o HDCP?
O HDCP é uma tecnologia de criptografia de dados encontrada em conexões HDMI e DVI, presente tanto em dispositivos transmissores (como decodificadores de TV a cabo, serviços de streaming, consoles e Blu-ray players) quanto em receptores (como smart TVs). O dispositivo transmissor é responsável pela reprodução do conteúdo, enquanto o receptor exibe a imagem.
Cada dispositivo possui sua própria chave criptográfica e códigos únicos. Ao conectar os dispositivos, é gerado um terceiro código com uma nova chave criptográfica. Desse modo, a extração do conteúdo transmitido se torna extremamente difícil, protegendo a integridade e segurança das informações trocadas.
Compatibilidades
A tecnologia HDCP, criada originalmente pela Intel, funciona apenas quando o processador dos dispositivos utilizados (reprodutor e receptor) é compatível com o padrão. Considerando as diversas versões do HDCP disponíveis, é importante conferir se os aparelhos em questão possuem chips compatíveis com a mesma revisão da tecnologia. Por exemplo, para reproduzir conteúdo em resolução 4K protegido por HDCP, é necessário utilizar a versão 2.2 ou superior.
Para verificar a compatibilidade entre dispositivos, como consoles de videogame (Xbox Series X/S, PS4, PS5, Nintendo Switch), TV Box, soundbar, smart TVs e dongles HDMI (Fire TV Stick, Chromecast, Roku), certifique-se de que todos possuam a mesma versão do HDCP. As informações sobre suporte a versões específicas do HDCP geralmente estão disponíveis no site do fabricante e/ou no manual do produto. Lembre-se de que, para transmitir conteúdo em resolução 4K, é necessário ter suporte à HDCP 2.2 ou versões mais recentes.
Como corrigir um erro de HDCP
De acordo com o site de suporte da Philo, uma empresa dos EUA de streaming de programas de TV, caso ocorra algum erro de HDCP, ele ocorrerá devido a algum problema de conexão física ou comunicação entre o dispositivo reprodutor e o receptor. Geralmente, esse erro pode ser resolvido simplesmente reconectando o cabo HDMI. Para isso, siga o passo a passo abaixo.
Passo 01: Desconecte o cabo HDMI de ambos os lados.
Passo 02: Desligue da tomada a TV e o dispositivo transmissor.
Passo 03: Reconecte o cabo HDMI.
Passo 04: Ligue na tomada a TV e o dispositivo transmissor.