O modo FAN no ar-condicionado, também conhecido como modo ventilador, é uma função que transforma o aparelho literalmente em um ventilador comum. Isso quer dizer que neste modo seu ar-condicionado não altera a temperatura do ambiente, apenas ventila o ar, fazendo com que ele circule e se renove.

A função FAN é indicada para dias com temperaturas amenas, quando o objetivo é apenas refrescar o ambiente ou renovar o ar. Ela também pode ser usada para auxiliar na circulação do ar em ambientes fechados, como salas de aula ou escritórios.

Como funciona o modo FAN

No modo FAN, o ar-condicionado funciona apenas com o ventilador interno. O compressor, que é responsável por resfriar o ar, fica desligado. Isso significa que o aparelho não precisa consumir energia para gerar frio.

Como ativar o modo FAN

1. Para ativar o modo FAN, basta pressionar a tecla Mode no controle remoto do ar-condicionado e procurar pelo Modo FAN (geralmente é o último modo).

Tecla Mode (Imagem: Priscilla Kinast/Redação)
Tecla Mode (Imagem: Priscilla Kinast/Redação)

2. O símbolo do modo ventilador geralmente é representado por um conjunto de pás ou uma hélice.

Ícone do Modo FAN (Imagem: Priscilla Kinast/Redação)
Ícone do Modo FAN (Imagem: Priscilla Kinast/Redação)

Usos do modo FAN

  1. Circulação do Ar: A principal função do modo FAN é promover a circulação do ar no ambiente. Isso é especialmente útil em locais onde a ventilação natural é limitada.

  2. Uniformidade Térmica: A ativação do modo FAN pode ajudar a distribuir de maneira mais uniforme a temperatura em todo o espaço, evitando pontos quentes ou frios. Além disso, o recurso pode ser usado para evitar o ressecamento do ar. Isso porque o ar frio tende a ser mais seco do que o ar quente, e o modo FAN pode ajudar a manter a umidade do ar.

  3. Eliminação de Odores: Ao circular o ar, o modo FAN também contribui para a remoção de odores indesejados, proporcionando um ambiente mais fresco e agradável.

Como ajustar a velocidade do vento no modo FAN?

A velocidade do ventilador interno pode ser ajustada no controle remoto do ar-condicionado. Em alguns modelos, é possível escolher entre três velocidades: baixa, média e alta, enquanto em outros há mais graduações.

Tecla FAN Speed (Imagem: Priscilla Kinast/Redação)
Tecla FAN Speed (Imagem: Priscilla Kinast/Redação)

Observação: Em alguns modelos, a tecla FAN Speed também controla a velocidade de saída do ar em outros modos, onde o compressor está ligado.

Eficiência e gasto de energia

O modo fan no ar-condicionado é uma função que transforma o aparelho em um ventilador comum. Ele não altera a temperatura do ambiente, apenas ventila o ar, fazendo com que ele circule e se renove.

Estima-se que o consumo de energia do ar-condicionado no modo fan é de apenas 25% quando comparado ao uso no modo cool.

Por exemplo, um ar-condicionado de 12.000 BTUs, que consome 1.500 watts no modo cool, consumirá apenas 375 watts no modo fan. Isso significa que o gasto de energia será reduzido de 1.500 para 375 watts, o que representa uma economia de 75%.

Atenção!

  • O modo FAN não deve ser usado para resfriar o ar em ambientes com temperaturas elevadas. Isso pode causar danos ao aparelho.
  • O modo FAN não deve ser usado por períodos prolongados. Isso pode causar o desgaste do ventilador interno.
  • O modo FAN pode ser usado para refrescar o ambiente em dias com temperaturas amenas, mas não é tão eficaz quanto o modo Cool para resfriar o ar.

Em conclusão, o modo FAN é uma ótima pedida para dias em que a temperatura está amena e você deseja apenas circular o ar, com um gasto de energia baixo. Também é uma boa quando a umidade está baixa ou quando há odores no ambiente.