Assim como outras plataformas de e-mail, o Gmail filtra automaticamente conteúdos irrelevantes e possivelmente infestados de malwares, mantendo-os na área de spam. No entanto, existe a possibilidade do filtro bloquear mensagens importantes que deveriam está na caixa de entrada. Felizmente, o serviço do Google permite criar uma lista de remetentes seguros para evitar problemas como esse.
O que é uma lista de remetentes seguros no Gmail?
O Google utiliza filtros avançados de automação baseados em inteligência artificial para bloquear mais de 99,9% dos e-mails de spam, tentativas de phishing e malwares, garantindo que eles não cheguem à sua caixa de entrada.
No entanto, o filtro do Gmail não é perfeito e, ocasionalmente, pode sinalizar e-mails importantes como spam. A lista de remetentes seguros impede que isso aconteça: você pode adicionar endereços confiáveis para receber mensagens sem interrupções, fazendo com que e-mails relevantes cheguem na caixa de entrada como deveriam.
Como criar uma lista de remetentes seguros no Gmail
Tempo necessário: 2 minutos
Abra o navegador e acesse mail.google.com/mail — é preciso fazer login com sua conta Google;
Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito;
Clique no botão "Mostrar todas as configurações";
Clique na aba "Filtros e endereços bloqueados" na parte superior;
Clique no botão "Criar novo filtro";
No campo "De", digite o endereço de e-mail que deseja adicionar na lista de remetentes seguros. Feito isso, clique em "Criar filtro";
Marque a caixa "Nunca enviar para Spam" e depois clique em "Criar filtro".
Antes de você ir...
O Gmail oferece outros recursos que podem melhorar sua experiência de uso, como ativar o modo confidencial, marcar todos os e-mails como lidos e até agendar um e-mail!