Um novo ano se inicia e com isso acabamos vendo alguma nova tendência surgir no mercado, no ano de 2025 é a vez das baterias terem sua tecnologia aprimorada e se tornarem melhores opções para o consumidor. Vamos conferir o que são essas baterias de silício-carbono e o que esse upgrade de fato significa para o usuário final.

Afinal, o que são as baterias de silício-carbono?

As empresas chinesas estão apostando em uma nova composição química das baterias de seus smartphones para 2025. Marcas como Xiaomi, Oppo, Honor e Vivo já estão com seus novos portfólios de flagships na área. Mas afinal, por qual motivo essa nova tecnologia veio para revolucionar o mercado de celulares? Vamos conferir os motivos pelo qual você deve buscar por um smartphone com esta tecnologia.

Aumento da capacidade sem aumentar o tamanho

Vivo X200 Pro mini é um celular compacto que possui uma mega bateria
Vivo X200 Pro mini é um celular compacto que possui uma mega bateria de 5700mAh

A tecnologia de bateria de silício-carbono (também conhecida pela sigla Si/C) consegue armazenar uma grande capacidade de miliamperagem sem comprometer as dimensões físicas do seu smartphone, ou seja, o que antes parecia ser impossível colocar uma bateria de 5.000mAh ou mais em um dispositivo compacto agora torna-se realidade. Usemos como exemplo o novo lançamento compacto da Vivo, o X200 Pro Mini.

Ele é um smartphone que possui 6,3" de tela e um tamanho físico muito próximo ao de aparelhos como Galaxy S24 e iPhone 16 Pro, a empresa conseguiu alocar nele uma bateria do tipo Si/C com uma capacidade típica de nada mais nada menos que 5.700mAh. Com isso, ele atualmente é o compacto que possui maior autonomia de bateria da atualidade. Para vocês terem ideia, o Honor Magic 5 Pro em sua variante chinesa (primeiro celular a contar com baterias do tipo Si/C) possui uma bateria de 5.450mAh.

Melhor autonomia para uma rotina diária intensa

As baterias de silício-carbono garantem autonomia boa mesmo em dias de uso intenso
As baterias de silício-carbono garantem autonomia boa mesmo em dias de uso intenso

Sabe aquela sensação desagradável de você ter um smartphone e ter que se preocupar se ele vai conseguir segurar a carga por muito tempo ao sair de casa? Pois bem, isso está com os dias contados.

Graças a essa nova tecnologia Si/C, o seu celular será capaz de segurar muito mais energia do que um dispositivo que conta com bateria de íons de lítio. Além disso, a vida útil da bateria também é superior e com o passar dos anos o desgaste sofrido por ela será bem menor que uma bateria convencional.

Mesmo em temperaturas extremas, mantém a carga

As baterias de Si/C conseguem manter a carga do aparelho mesmo em temperaturas abaixo de zero.
As baterias de Si/C conseguem manter a carga do aparelho mesmo em temperaturas abaixo de zero.

Geralmente quando estamos em ambientes muito frios ou muito quentes as baterias de íon de lítio acabam tendo uma autonomia prejudicada. Porém com as novas baterias de silício-carbono a autonomia permanece estável mesmo se você estiver em um ambiente que a temperatura esteja abaixo de zero.

Imagine que você esteja saindo do Brasil no inverno e vai fazer uma viagem para Santiago (Chile) onde costuma nevar bastante nessa época. A descarga da bateria de silício-carbono vai permanecer praticamente o mesmo de quando você estava no Brasil.

Carregamento mais rápido para quem tem pressa

Pra quem precisa dar apenas uma carga rápida no aparelho antes de sair, a Si/C é uma boa opção
Pra quem precisa dar apenas uma carga rápida no aparelho antes de sair, a Si/C é uma boa opção

É muito chato quando nosso celular está com a bateria quase no final e estamos com pressa para sair pro trabalho e temos apenas 20 minutinhos sobrando. A nova tecnologia de bateria promete oferecer um menor tempo de recarga, por conta do silício que tem a capacidade de absorver uma boa quantidade de energia em menos tempo.

Sendo assim, devemos ver na prática smartphones carregando cada vez mais rápido sem sofrer tanto desgaste como as baterias de tecnologia convencional. A dúvida que fica no ar é se isso realmente acontecerá ou se as marcas se aproveitarão disso para reduzir cada vez mais a potência dos carregadores.

A Oppo por exemplo reduziu a velocidade de carregamento da linha Find X8 para 80W, frente aos 100W dos Find X7. Em contrapartida o tempo de carregamento praticamente se manteve, o que demonstra a eficiência da nova tecnologia.

Mas afinal, vale a pena? Quais as desvantagens da tecnologia?

Apesar de todas as suas vantagens, a bateria de Si/C tem um alto custo de produção em larga escala
Apesar de todas as suas vantagens, a bateria de Si/C tem um alto custo de produção em larga escala

Sim, vale a pena optar por comprar um celular com essa nova tecnologia, e o usuário ficará muito contente com a aquisição. As novas baterias fornecem maior vida útil, o usuário pode passar mais tempo longe das tomadas e usufruir de um carregamento mais ligeiro sem degradar significativamente a saúde da bateria.

O principal ponto negativo enfrentando por essa tecnologia é o alto custo de produção em larga escala, então pelo menos durante esse ano de 2025 a probabilidade de encontrá-la apenas em aparelhos tops de linha é bem grande. Quem sabe lá pra 2026 ou 2027 acabe se popularizando para categorias mais modestas, para que os usuários possam aproveitar dessa tecnologia revolucionária sem precisar pagar muito.