A Sony acaba de anunciar seu console mais poderoso até o momento: o PlayStation 5 Pro, uma versão atualizada do PS5 lançado em 2020. O novo modelo promete melhorar drasticamente a qualidade gráfica dos jogos, trazendo inovações como uma GPU mais robusta, ray tracing acelerado por hardware e upscaling de imagem com inteligência artificial (IA). Além disso, o console tem retrocompatibilidade com jogos do PS4.
Principais melhorias do PlayStation 5 Pro
Visualmente, o PS5 Pro tem poucas mudanças em relação ao PS5 padrão, sendo apenas mais alto, mas com a mesma espessura da versão sem disco Blu-ray. O novo console também virá com 2 TB de armazenamento interno, o dobro da versão original. No entanto, o PS5 Pro não terá uma versão com leitor de disco embutido; ele será vendido separadamente, como já acontece com o PS5.
O PS5 Pro é equipado com uma GPU atualizada, que conta com 67% mais unidades de computação e uma memória 28% mais rápida. Essas mudanças garantem uma renderização de jogos até 45% mais rápida que no PS5 original. Além disso, o novo console traz ray tracing acelerado por hardware, o que aumenta significativamente o realismo dos gráficos ao lidar com iluminação e sombras mais detalhadas. Segundo a Sony, o PS5 Pro é capaz de lançar raios duas ou três vezes mais rápido do que seu antecessor.
Outro destaque é o PlayStation Spectral Super Resolution, uma solução interna de upscaling de imagem orientada por IA. Esse recurso utiliza aprendizado de máquina para aumentar a resolução das imagens em tempo real, entregando gráficos mais nítidos. A tecnologia promete rivalizar com o DLSS da Nvidia e o XeSS da Intel, oferecendo uma experiência visual superior, sem a necessidade de comprometer o desempenho.
Com essas atualizações, a Sony quer eliminar a necessidade de os jogadores escolherem entre alta taxa de quadros ou qualidade de imagem. O arquiteto-chefe do PlayStation, Mark Cerny, afirmou que o objetivo do PS5 Pro é proporcionar o melhor dos dois mundos: a qualidade gráfica dos modos de qualidade, mas rodando a 60 FPS. Isso significa que os jogadores terão uma experiência visual imersiva e fluida, sem precisar sacrificar um aspecto pelo outro.
Novos recursos e retrocompatibilidade
O PS5 Pro Game Boost é outro recurso notável, que oferece suporte aprimorado a mais de 8.500 títulos de PS4. Com ele, esses jogos terão suas taxas de quadros e resoluções aumentadas para aproveitar o novo hardware do console. Além disso, o PS5 Pro será compatível com monitores VRR e terá suporte para 8K, além de contar com Wi-Fi 7 nas regiões que suportam a tecnologia.
E o preço?
O preço do PS5 Pro será de US$ 700, o que representa um aumento de 56% em relação ao modelo digital do PS5, que custa US$ 450. O lançamento está previsto para o dia 7 de novembro de 2024, e as pré-vendas começarão em 26 de setembro.