Não é de hoje que vários perfis falsos nas mídias sociais incomodam muita gente, sejam elas famosas, ou não. Porém, no mercado financeiro essa trapaça está causando bastante desconforto entre executivos. Um exemplo disso é David Einhorn, operador financeiro, que precisou usar o Twitter para desmentir uma mensagem que havia sido publicada no seu nome da Herbalife. "Aparentemente, tenho um imitador", disse o administrador de fundo de hedge, acrescentando que não tinha planos de publicar "tuítes sobre ações".
A mensagem, que contava com os dizeres "O cabo de guerra $HLF será decidido, no fim, por quem tiver mais dinheiro para brincar. Eu não gostaria de estar no lugar de Bill agora #TeamIcahn", refletiu negativamente com a imagem de Einhorn. O gestor usa sua conta no Twitter esporadicamente e quando faz uso, costuma escrever sobre pôquer. No entanto, com a mensagem, muitos leitores imaginaram que ele estaria tomando partido na briga de dois grandes investidores, no caso, Carl Icahn e Bill Ackman, que têm posições opostas na Herbalife.
Outras vítimas de perfis falsos foram a Audience e a Sarepta, no qual suas ações despencaram após uma publicação de uma pesquisa falsa sobre o mercado futuro.
"As manobras de manipular altas e baixas de preços via Twitter são evidentemente algo com que o mercado deve se preocupar, ainda que não passem de uma nova maneira de as pessoas utilizarem truques que vêm sendo usados desde sempre", disse Keith McCullough, presidente-executivo do Hedgeye Risk Management, em New Haven, estado americano de Connecticut.
Com isso, fica o alerta sobre tudo que rola na web, nem sempre é verdadeiro. Muitas pessoas fazem perfis falsos com nomes semelhantes a pessoas conhecidas e assim, postam mensagens negativas sobre terceiros. O resultado pode ser bastante deteriorante para os envolvido. Então, não acredite em tudo que é postado, tão pouco espalhe uma notícia sem ter certeza de sua veracidade, pois o que parece uma brincadeira, pode prejudicar muito a imagem de alguém.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.