O cliente DHCP negocia com o provedor de serviços uma espécie de empréstimo de endereço de IP que será utilizado durante aquela conexão. Outras informações como máscara de sub-rede, default gateway e servidor de nomes são também negociados enquanto a conexão é estabelecida. O endereço IP emprestado poderá ser utilizado durante um intervalo de tempo configurado pelo provedor, e poderá ser renovado ou trocado.
Alguns provedores podem requerer algum tipo de autenticação para estabelecer uma conexão via DHCP. O método mais comum é via endereço de hardware da placa de rede, conhecido como MAC Adress. Cada placa de rede tem seu endereço único, formado por uma sequência de 6 dígitos em hexadecimal, como 30:85:a9:75:ff:13.O endereço MAC poderá ser visualizado durante o processo de carga do sistema operacional ou através do comando ifconfig. Desta forma, é necessário informar o endereço da placa de rede ao provedor antes da primeira conexão.
O utilitário pump poderá ser utilizado para solicitar um endereço IP para o provedor, bem como devolver ou desconectar um endereço.
Para verificar o estado da conexão:
root@denilson:~# pump -i eth0 -status
Para devolver um endereço IP:
root@denilson:~# pump -i eth0 -release
Para solicitar um endereço IP:
root@denilson:~# pump -i eth0
Já o cliente dhcpcd é mais simples. Sua utilização básica resume em solicitar um endereço IP e devolver um endereço. Para solicitar um endereço IP:
root@denilson:~# dhcpcd eth0
Para devolver um endereço IP:
root@denilson:~# dhcpcd -k eth0
Realize os testes em sua casa, testes estes que são essenciais para o aprendizado e fixação.