A decisão vai resultar em usuários de internet recebendo spam de anúncios irrelevantes, ao invés de anúncios altamente segmentados, disse Dan Jaffe, VP de Relações Governamentais do Interactive Advertising Bureau (IAB). Ele disse que provedores de serviços de internet serão obrigados a fechar as portas.
"Qualquer grupo que se coloque entre consumidores e anunciantes está equivocado e é desnecessário," disse Jaffe. "Temos feito muitas declarações deixando isso claro. Esta não é uma luta entra a indústria ou qualquer entidade específica, mas uma luta filosófica."
O fornecimento de anúncios segmentados baseados no monitoramento de usuários é uma característica essencial do marketing online. A decisão da Mozilla de se juntar ao Safari - que tem bloqueado cookies de terceiros desde 2003 - levanta sérias preocupações para a IAB.
Embora as opiniões sobre o assunto sejam diferentes de uma organização para a outra, a Online Publishers Association acredita que essa nova característica do Firefox não é inédita e servirá apenas para ajudar serviços de monitoramento online.
"Apesar do discurso de fim do mundo, a iniciativa da Mozilla de bloquear cookies de terceiros na nova versão do Firefox não configura um desastre para empresas de publicidade e do setor editorial," disse a OPA. "Na verdade, ela vai lançar mais luz na necessidade de uma solução para o ecossistema como um todo."
Sem prazo específico de quando a mudança no Firefox será realizada, Brendan Eich, CTO da Mozilla, disse que vai levar um bom tempo para o recurso ser testado e analisado antes de ser lançado.
Uma excelente medida para ser alertado de cookies suspeitos é utilizar um antivírus 2013 atualizado, evitando assim que anúncios indesejáveis fiquem incomodando e abrindo brechas de segurança.
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