Conforme informações repassadas pela WordPress ao site tek.sapo.pt, eles que são um dos maiores serviços de criação de blogs do mundo, estão sendo alvo de um ataque cibernético em longa escala, onde mais de 90 mil endereços de IP foram encontrados em sua plataforma.
De acordo com os contatos realizados pela The Next Web junto a dois fornecedores de serviços de alojamento, indicaram que os ataques em questão, ainda não foram esclarecidos, sendo que uma empresa de hosting contatada pelo mesmo indicou que chegou a bloquear mais de 60 milhões de pedidos por hora.
Os ataques em questão estão programados a instalarem um backdoor, que permitirá a seus autores ter o controle do site de forma remota e assim poderão eles controlar as atividades do site de onde eles estiverem.
Os administradores do site WordPress em conjunto com empresas de segurança, já estão emitindo alertas a seus utilizadores para que os mesmos usem um conjunto de medidas a fim de proteger seus sites destes ataques, onde aconselham que os mesmos reforcem suas senhas de acesso a conta de administrador e que o mantenham atualizado com a última versão do WordPress.
A forma que os piratas da internet estão tentando invadir essas contas é a de capturar as senhas de acesso e tentando invadir as credenciais usadas por seus utilizadores, sendo que todos que mantiverem o nome de utilizador no serviço de forma "Admin" estarão vulneráveis a este ataque, uma vez que para acessar tal conta, pastará adivinhar o password, ou seja, a senha de acesso.
Vale lembrar que WordPress é usado por 64 milhões de sites, onde mais de 370 milhões de pessoas passam pelos mesmos.