Todos os anos a Locaweb movimenta os profissionais de internet através de um encontro realizado em diversas localidades do país, trazendo especialistas em tecnologias de inovação. Mas quem é a Locaweb?
A Locaweb está no mercado há 14 anos e é líder em Hosting & infrastructure Services no Brasil e na América Latina. Mantém mais de 18 mil desenvolvedores que oferecem soluções para Software, Plataforma e Infraestrutura, enfim, é a empresa mais completa em soluções tecnológicas do Brasil.
O décimo quinto encontro Locaweb passou ontem por Porto Alegre, mas esteve anteriormente em Recife, Belo Horizonte e Curitiba. O itinerário segue para o Rio de Janeiro no dia 20 de junho e completa sua viagem em São Paulo no dia 4 de julho. No evento de ontem, os participantes foram recepcionados no belíssimo prédio do Teatro do CIEE, localizado no Bairro Higienópolis da capital do RS.
Fernando Biancardi Cirne - Diretor de Marketing Locaweb
O evento começou as 9 horas com uma explanação do Diretor de Marketing Fernando Biancardi Cirne sobre o crescimento do e-commerce no Brasil, o crescimento de grandes empresas e, sobretudo, a entrada de novas e pequenas empresas no segmento.
Originalmente, o e-commerce era voltado para venda de informática em geral, porém o crescimento do mercado e a perda de medo por parte dos comerciantes, tem feito com que a venda nas áreas de roupas e saúde aumente gradativamente. Segundo Fernando, estas áreas devem ser as que mais crescerão este ano.
"A margem de lucro de moda hoje, gira em torno de 20% a 30% com e-commerce", destacou Fernando.
Outro ponto destacado por Biancardi, foi que as vendas via mobile, que estão em ascensão, possivelmente irão liderar o mercado de compras pela internet, portanto, os desenvolvedores devem se adaptar à isso com aplicativos. A compra mobile é diferente da compra pela internet. Biancardi analisou que segundo a curva de crescimento, a venda por mobile deve chegar a 7% no próximo ano, uma boa margem se comparado aos 2,5% do mês de janeiro deste ano.
Fernando mostrou aos participantes que o método antigo de compras pela internet, o boleto, perdeu seu posto para o cartão de crédito, e que o consumidor brasileiro compra quase tudo à prazo, sendo que 25% das compras realizadas são pagas entre 10 e 12 vezes no cartão, em contrapartida, 19% de e-consumidores compra à vista. Para finalizar sua palestra, Fernando alertou que o Brasil já possui um dos maiores empreendedorismo do mundo, que TI no Brasil chegou a movimentar mais de US$ 100 bilhões entre 2011 e 2012 e que os Startups são grandes vetores deste crescimento.
Pedro Superti - Como gerar Leads e vendas usando o poder do Facebook
Pertencente ao time da empresa Dynamo Publicidade Online, Pedro é especialista em ajudar organizações a se tornarem celebridades, líderes do seu segmento, usando a internet, Pedro teve a missão de substituir a palestra do Fábio Ricotta, que com problemas pessoais, não pôde estar presente no evento. Como você poderá ler na sequência, ele fez mais uma excelente apresentação.
Apresentando a imagem de um cérebro, Superti explicou que o lado direito de nosso cérebro está voltado para nossa criatividade, emoção e sentimentos. Por outro lado, o esquerdo está concentrado na razão, especificidades e características técnicas das coisas. Disse que o melhor marqueteiro é aquele que vende com emoção, interfere nos sentimentos do cliente e ao mesmo tempo explica o porquê dele ter de comprar determinado produto e para exemplificar um perfeito vendedor, usou a pessoa de Steve Jobs.
Voltando ao Facebook, explicou o funcionamento do Ad-rank da rede social e a filtragem de conteúdo relevante para cada usuário. Como funciona o processo de venda pelo Facebook? Esta pergunta fez, para mostrar que nem todo este processo deve ser feito pela rede social. Para vender os produtos de sua empresa via Facebook, são necessários atentar para seis necessidades básicas do ser humano: Certeza, Novidade, Importância, Amor, Crescimento e Contribuição. Usando estas e outras estratégias, Pedro explicou como cumprir algumas destas diretrizes é crucial para converter fãs em clientes. Depois, apresentou cases de sucesso na empresa em que trabalha, e encorajou aos participantes a investirem nos pontos colocados por ele.
Diego Eis - A semântica do HTML
O palestrante nada mais é que o criador do site Tableless.com.br - o website que ajudou a disseminar o desenvolvimento inteligente com Padrões Web do Brasil. Experiente palestrante que já ensinou equipes e gerentes de empresas como Google, Globo.com, iG, Yahoo!, entre outros.
Diego Eis explicou sobre semântica usada no HTML5, como ela pode ajudar a estruturar dados nas páginas, auxiliando navegadores, buscadores e demais robôs a captarem as informações relevantes dentro das páginas. Mostrou como um parágrafo pode ter alta relevância se usadas as tags adequadas, deixando de ser apenas uma sequência de palavras.
Eis mostrou também como funciona a organização de conteúdo dentro de uma página, quais as tags básicas para se montar uma estrutura em HTML5. Nas perguntas, pós palestra, foi questionado sobre a funcionalidade operacional diante de navegadores antigos, em resposta, Diego disse que é para deixar de lado, que as próprias desenvolvedoras destes softwares estão deixando-os de lado, o que ajudará e muito aos desenvolvedores de front-end a manter um padrão único de criação.
Jonathas Meller - 10 dicas para aumentar a eficiência de sua campanha online
O Gerente de Marketing de Produtos da Locaweb subiu ao palco da sala "Avadora" para apresentar aos presentes, algumas dicas para que suas campanhas na internet possam ser mais eficazes e tragam o resultado desejado.
Integrar mídia online com off-line para comunicar tanto a loja física, como a loja virtual, pode ser fundamental para linkar o crescimento das duas plataformas. Meller afirmou que a divulgação da loja online dentro das dependências da loja física, pode trazer de 10% a 15% de crescimento na busca pela loja virtual.
Investir em mídia de retorno imediato, comprar mídia inteligente, investimento em Ad-words, foram pontos estratégicos levantados por Jonathas durante sua palestra. Finalizando, Meller mostrou cases de sucesso na mídia e encorajou aos participantes que reservem recursos para investir em testes com Ad-words.
Murilo Gun - O segredo do fracasso
O humorista, pioneiro no stand-up comedy do nordeste, subiu ao palco Locaweb para não só descontrair o dia, como também contar experiências de sua vida de sucesso e fracassos. Além de piadas e momentos extrovertidos, Murilo também expôs postos importantes para que as pessoas cresçam profissionalmente.
De menino prodígio na internet, com apenas 15 anos, um site e dois prêmios, Gun ficou conhecido no nordeste brasileiro por criar um site e inclusive era chamado a dar palestras. Murilo criou também empresas de internet, abriu bares, parou, voltou a estudar e hoje é humorista na internet, TV e assim como ontem, viaja no Brasil com palestras cômicas empresariais.
Silvio Meira - Princípios de alta performance para empreendedorismo digital
Silvio tem um currículo muito extenso e recheado de titulações, é Presidente do Conselho de Administração do PORTO DIGITAL. A palestra de Meira é voltada ao crescimento empreendedor para negócios inovadores no meio digital. Este ambiente requer aprendizado contínuo, investimento e muito esforço.
Para Meira, a ordem das empresas deve ser: Colaboradores satisfeitos, Atendimento de excelência e Clientes satisfeitos. Para se ter atendimento de excelência, é preciso que os colaboradores estejam satisfeitos, desta forma os clientes também estarão satisfeitos por conta da excelência que recebeu no atendimento. Disse também que grandes empresas têm cultura, inovação e são simples. As empresas devem ter poder de crescer, manter-se no mercado e poder mudar. Silvio afirmou ainda que o Mundo está em modo BETA constante, ou seja, nunca haverá um modelo definitivo.
Luli Radfahrer - Internet das Coisas e Tendências 2013
Luli Radfahrer
Se a internet está completando 20 anos, Luli tem pelo menos 18 anos de história na internet, já foi diretor das maiores empresas de publicidade do país e hoje é consultor de tendências e inovações tecnológicas, com uma vasta cartilha de clientes espalhados pelo mundo.
Luli apresentou tendências dos últimos anos que estão se realizando nos dias de hoje, mensurando a recente compra do Tumblr pelo Yahoo!. Usando parâmetros long tail para destacar que as empresas precisam dominar ideias que estejam na horizontal (quando ela está em formação e não tem um mercado consolidado) e não na vertical, pois aí grandes empresas já tomaram conta do mercado, sendo praticamente impossível entrar no pleito.
Radfahrer abordou temas como analytics estratégicos em todas as empresas, para saber o que e como o cliente gosta do produto, independente do segmento. O assunto mais abordado por Luli, foi a internet das coisas, onde explicou que num futuro não muito distante, este ano, eletrodomésticos, tênis, especialmente TVs, estarão totalmente equipados com inteligência, ou seja, geladeiras saberão - devido à integração com outros aparelhos inteligentes - quais os níveis de colesterol de seu corpo e quais os alimentos ideias que você deveria ingerir para ter mais saúde, etc. Deixou claro que tudo está sendo traduzido em informação. Luli Radfahrer encerrou o dia de palestras e também o 15° Encontro Locaweb em Porto Alegre.