Vamos pensar em nós, apesar de eu sempre afirmar que "nós" podemos não ser o público-alvo da marca, por isso nossas atitudes podem não representar a real atitude do consumidor, mas pode ser um norte para avaliarmos, uma hipótese do que pode acontecer, pois bem, voltemos a atitude: você compra um produto com frete alto?
Em um primeiro momento, a resposta pode ser "depende" ou mesmo um sonoro não. No meu caso, eu diria depende, pois outro dia, pesquisando um sofá para o meu apartamento, vi um frete de R$ 170,00, no começo pensei que era um absurdo, mas depois, analisando com calma o quanto eu ia ter de "dor de cabeça" de pegar meu carro, ir a loja, pegar o sofá (quem nem caberia no carro), trazer, subir o sofá até o apartamento, bom, analisando tudo isso, R$ 170,00 sairia de graça! Mas e para um livro?
Pesquisei recentemente um livro em que o valor do frete era quase o mesmo preço do livro! Não tive a menor dúvida, entrei no Buscapé e pesquisei o livro. Comprei em um outro site em que o livro e frete saiu bem mais barato, pois o frete era de R$ 3,00 e não de R$ 20,00 como me informou no outro site. O Buscapé é uma ferramenta poderosa em termos de vendas para o e-commerce, eu considero como um dos 4 pilares (ao lado de Google, Email Marketing e site) que mais geram receita as lojas online.
Recentemente resolvi comprar outro livro e fui direto ao site do Buscapé. Ao entrar no site e digitar o livro, vi uma funcionalidade que não tinha visto antes do comparativo, o calculo do frete direto na página, o que me deixou mais antenado a esse fator: sim, o frete é um importante decisor de compra!!! Vamos analisar o exemplo abaixo:
Após assistir a palestra do Alexandre Slivinik sobre o case Disney, resolvi comprar o livro. Entrei no Buscapé e vi a ferramenta do frete.
Ao digitar o CEP da minha casa, ele automaticamente já calcula o frete e o preço com frete em todas as lojas que tem o livro, ou seja, posso escolher o menor preço na própria ferramenta do Buscapé. Isso se torna uma mudança no mercado muito importante, pois com essa nova funcionalidade, o frete se torna, mais ainda, um fator de decisão.
A "péssima" notícia para nós, gestores de varejo online, é que o frete grátis não é mais um diferencial de mercado, é uma obrigação nossa oferecer aos consumidores. Se não o grátis, pelo menos, temos que negociar bem com a nossa logística para sermos o mais barato.