Também conhecido como Manual de Identidade Corporativa, ou apenas Manual da Marca, este consiste em, basicamente, criar espécies de regras e especificações para o uso do logotipo da empresa, dispondo seus detalhes, cores e medidas, assegurando, assim, a patente da imagem, retornando-lhe mais segurança. Este, portanto, tem sido de grande utilidade para todas empresas que fazem uso desta ferramenta.
O manual, expresso através de um documento, eletrônico ou impresso, é desenvolvido pelos designers que realizam a criação do logo, onde os mesmos especificam todos os formatos, tamanhos, cores, padrões de fonte e restrições que são impostas sobre essa identidade. Qualquer modificação/alteração destes elementos feitas por outros usuários prejudica a identificação e o objetivo, que é o reconhecimento da marca.
A imagem corporativa de uma instituição nasce e cresce à medida que todos os elementos de comunicação com o público estejam devidamente integrados num padrão de homogeneidade na apresentação de seus produtos e ou serviços, em todas as manifestações gráficas, incluindo marca, logotipo, tipografia e cores. Uma imagem corporativa forte pressupõe uniformidade e coerência de comunicação.
A criação deste documento, por sua vez, se apresenta como uma etapa mais complicada do trabalho, pois exige um maior grau de detalhamento e atenção redobrada. Os designers costumam criar seus Manuais de Identidade Visual em programas para diagramação como o Adobe PageMaker, QuarkXpress, Adobe InDesign e até mesmo o CorelDRAW ou o Adobe Illustrator. Os documentos normalmente são enviados para o cliente em formato PDF. Em relação ao conteúdo, o ideal é que sejam incluídas normas e recomendações sobre o contexto de construção da marca, dimensões do logo, malha construtiva, fonte utilizada, cores em diferentes formatos (CMYK, RGB, Pantone), aplicações em papelaria, e etc. Algumas normas e especificação para a criação giram em torno de:
- explicar a lógica construtiva da marca - dos elementos que a compõem (ex. símbolo, logotipo e designações);
- estabelecer as variações formais da marca (ex. assinaturas vertical, horizontal etc.);
- explicar a organização dos elementos que compõem a marca em cada variação formal (ex. símbolo, logotipo e designações);
- estabelecer as dimensões mínimas de reprodução para preservar a legibilidade em função de cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponiveis no mercado;
- indicar as especificações técnicas das cores utilizadas na marca, para garantir a fidelidade da cor em cada um dos diversos meios de reprodução gráfica, assim como nas diversas mídias disponiveis no mercado;
- regulamentar a aplicação da marca em diferentes condições de impressão e fundos de cor;
- explicar aspectos particulares da marca no contexto e complexidade onde esta vai funcionar;
- demonstrar algumas situações de aplicação da marca a serem evitadas.
(Fonte: Wikipédia)
Vantagens do Manual de Identidade Visual
A utilização deste manual de normas, além de permitir uma maior segurança para a marca, possuem várias outras vantagens, que serão elencadas a seguir:
Aplicação
Traz as maneiras corretas que se é permitido o uso do logotipo, como seus formatos, cores, fundos, impressões e, também, os possíveis erros de aplicação da mesma.
Agilidade
Após pronto o seu manual de identidade da logomarca, se torna consideravelmente mais rápida a tarefa de efetuar mudanças, como escala cromática ou alteração de fundos, por exemplo.
Economia
Devido ao detalhamento de formatações, cores, fundos e etc., evitam-se erros, tanto na impressão quanto na aplicação do logo, economizando assim, tempo e dinheiro.
Conceito do logotipo
No manual são expressos o conceito da criação da marca, o porquê da escolha das cores e também o significado dos símbolos escolhidos. Com isso, é possível que a empresa conheça e busque mais informações sobre si próprias, podendo expor suas imagens ao público alvo e serem compreendidas.
Escala cromática
A escala cromática apresentada no manual auxilia a divulgação do logotipo nos diversos meios de comunicação, seja ele digital ou impresso. Com esta ferramenta pré definida, fica fácil para a gráfica responsável garantir uma fidelidade na impressão.
Tipologia
Exemplificando o uso das fontes gráficas utilizadas, revela que a escolha de uma fonte única garante uma fidelidade na marca, valorizando o nome da empresa.
Materiais de divulgação
A respeito dos materiais de divulgação, o manual apresenta grande valia, pois permite seguir o conceito criado para o logotipo, como a apresentação do mesmo em cartões de visita, por exemplo, permitindo a ampliação de sua comunicação e possibilitando conhecer novos clientes e negócios.
A criação de um bom e completo manual de identidade visual é de extrema importância para que as empresas não percam o foco de sua logo, nem os princípios criados na concepção inicial da mesma. Vale lembrar que este manual não é um amontoado de regras que devem ser rigorosamente seguidas, e sim normas e especificações a respeito do uso e concessão da logomarca da empresa. Esta, portanto, pode servir como uma espécie de embasamento, e também de segurança da marca, objetivando uma padronização nas imagens.
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