Conforme levantamento da E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, a edição deste ano da Black Friday Brasil registrou um aumento nominal de 217% se comparado a 2012. Do total, a ocasião movimentou 770 milhões de reais.
Na última sexta-feira (29), a internet brasileira movimentou 1,95 milhão de pedidos, número cinco vezes maior que o registrado em um dia normal. O valor médio de compra ficou em R$ 396, disse a E-bit.
A categoria que registrou maior venda foi "Telefonia/Celulares", em seguida "Eletrodomésticos", "Moda & Acessórios", "Informática" e "Eletrônicos".
Pedro Guasti, diretor geral da E-bit, disse que os resultados dessa edição aproximam o e-commerce nacional das estatísticas norte americanas. "A Adobe Systems indica que, nos Estados Unidos, as vendas relacionadas à Black Friday movimentaram 1,06 bilhões de dólares. O faturamento brasileiro, convertido em dólar, fica em torno dos US$ 330 milhões, o que representa cerca de 30% da receita americana."
"Com o décimo terceiro em mãos e os descontos oferecidos, muitas pessoas aproveitaram para antecipar os presentes. O Natal, principal data sazonal do e-commerce, representa entre 15% e 20% do total das vendas do ano. Em 2013, certamente terá um peso maior por causa da Black Friday", afirmou, em nota, Pedro Guasti.