Smartphones e tablets agradam uns e decepcionam outros; a falta de botões traz aquele design lindo dos aparelhos, no entanto, a falta desses botões pode refrear a agilidade de escrever. Agora imagina você prestes a digitar algo em seu tablet, e os botões aparecerem como mágica, é isso o que a tecnologia Tactus está prestes a nos trazer.
Telas sensíveis ao toque melhoraram muito a maneira como os usuários interagem com os dispositivos, tornando-os mais intuitivos e fácil de usar, mas eles vêm com um preço. A ausência de feedback tátil cria uma série de problemas, o que afeta negativamente a experiência do usuário em uma variedade de níveis.
A tela sensivel ao toque esta sendo integrada em diversos dispositivos portateis, como cameras digitais, sistemas de jogos e telefones inteligentes a sistemas maiores tais como automóveis, dispositivos médicos, caixas eletrônicos, entre outros. Com essa ampla variedade de dispositivos, a segurança que uma solução tatil traz é muito maior a algo totalmente plano, percebemos isso quando a fabricação de celulares com tela sensivel ao toque, e teclado qwerty integrado passou a ser vendido, sem duvidas, a experiencia na hora da digitação com botões é muito melhor ao touch screen.
Falta de botões
Interagir com um teclado touchscreen requer monitoramento visual constante, uma pessoa precisa tomar sua atenção fora o que ela estava fazendo para se concentrar na interface de entrada, isso pode ser realmente perigoso em um automóvel, ambiente onde telas sensíveis ao toque são usados para tarefas como mudar a estação de rádio ou interagindo com o sistema de navegação. Com a falta de botões físicos se torna impossível para um usuário cego navegar.
Apenas um rápido ajuste exige que o usuário olhe para a tela para reposicionar os dedos. Mais importante ainda, segmentos inteiros da população que não pode operar touchscreens são deixados para trás. Os cegos e deficientes visuais, idosos, aqueles que não possuem as habilidades motoras por causa de doenças como a artrite ou Parkinson encontram-se completamente incapazes de usar um teclado touchscreen (sem botões físicos). Para estas, e tantas outras pessoas que dificuldades de escrever em um teclado não-físico, o Tactus foi desenvolvido. Veja a seguir como ele funciona e como ele pode mudar a experiência tecnológica de muitas pessoas.
Como funciona o Tactus
A tecnologia subjacente que permite que a "criação dos botões" é chamado de microfluidos. Pequenos canais de fluidos são encaminhados ao longo da camada táctil que permite o fluido expandir a camada de polímero para criar os botões físicos.
Um pequeno controlador táctil é ligado à camada táctil, o qual controla o estado dos botões. O controlador pode ser interligado através de USB, SPI ou I2C a um processador. A API básica é fornecida para permitir o controle baseado em software integrado. O painel tátil substitui a camada de vidro ou plástico que fica em cima do sensor de toque e exibição, em uma tela sensível ao toque.
É, essencialmente, uma cobertura fina, plana, suave e transparente, com a camada de espessura variando entre cerca de 0,75 milímetros a 1 mm. Feito de uma multicamada fina, a camada superior é constituída por um polímero opticamente transparente.
O número de micro-furos conectam no início camadas do painel para uma série de microcanais que atravessam o subjacente substrato. Os micro-canais são preenchidos com um fluido cujo índice óptico de refração corresponde à do material, tornando-se totalmente e uniformemente transparente quando a luz atravessa o display.
O aumento da pressão de fluido faz com que este fluido passe a empurrar a tela para cima através dos furos e contra a camada de polímero superior, tornando-se a expandir em locais pré-definidos. Isso permite que uma matriz de botões físicos e completamente transparentes subam para fora da superfície. Um pequeno controlador interno que faz a ligação com o processador do dispositivo touchscreen e controla a ascensão e queda dos botões. O controlador permite que um sensor ou um aplicativo de software controle o estado dos botões. Por exemplo, os botões poderiam ser desencadeados a subir sempre que o software chama para o teclado QWERTY virtual.
Não há nada comprovado ainda, sobre o lançamento de algum aparelho com a tecnologia Tactus em parceria com uma grande empresa, mas é perceptivel a revolução nas telas sensiveis, e no nosso dia-a-dia. O projeto continua em desenvolvimento, buscando melhorias onde a versão DEMO CES já foi lançada, abaixo o video:
Fica a deixa para as grandes empresas, é uma ideia que pode revolucionar os aparelhos futuramente. Gostaria de adquirir um dispositivo com a tecnologia Tactus? Deixe seu comentário.