A leitura vai seguir aliada da tecnologia, se depender da Amazon, com o Kindle Paperwhite. A empresa melhora seus produtos a cada novo lançamento, sem desvalorizar os antecessores. Você pode ter um Kindle Paperwhite no Brasil por R$ 479. Veja agora o review do melhor leitor de e-books do mercado.
Se você não conhece os produtos Amazon para leitura de livros digitais e está a procura de um bom produto para este fim, não irá se arrepender, pois o Kindle Paperwhite é sem dúvida a melhor opção que você terá neste momento. Ele não é um tablet e muito menos um smartphone, desempenha somente aquilo para qual ele é proposto, no entanto o faz com louvor e você vai ver isto já.
O "título" de melhor e-reader não vem de ontem, a Amazon tem superado concorrentes há pelo menos 6 anos. O Paperwhite chegou ao Brasil na segunda metade de 2013 - mais precisamente em 03 de setembro - com novas funcionalidades, Page Flip, Construtor de Vocabulário e muito mais.
O processador do Kindle Paperwhite é mais rápido - cerca de 25% - que a versão anterior, a resposta rápida aos comandos é prova que você não precisa esperar para virar uma página ou fazer qualquer outra operação no Kindle.
Caixa
A embalagem do Kindle é bastante sofisticada, não é pequena, mas é muito bonita para se guardar. Na face frontal da capa, uma espécie de raio-x do que está presente dentro da caixa, uma imagem em alto relevo do Kindle com as exatas dimensões do aparelho. Retirando esta capa, temos a caixa propriamente dita, em preto fosco com a logo da Amazon na frente.
Dentro da caixa, apenas dois utensílios, o Kindle e o cabo para transferência de arquivos e carregamento da bateria. Não há um conector para energia elétrica, portanto, a bateria do Kindle deve ser carregada via porta USB.
Design
Fino, confortável e leve. A linha Paperwhite do Kindle segue a premissa das anteriores, com um tamanho perfeito para uma leitura adequada sem extrapolar nas dimensões da mão. Suas dimensões são as seguintes: 169mm de altura x 117mm de comprimento x 9,1mm de espessura. É leve, pesa 213 gramas para o modelo Wi-Fi e 214 gramas no modelo com 3G.
Foto: Amazon/divulgação
O aspecto fosco e os cantos arredondados dão leveza também no toque com o aparelho, simplicidade no seu manuseio. A única parte com "cantos" é mesmo no local onde se conecta o cabo USB para carregar a bateria e o botão de ligar.
A Amazon está estampada em baixo relevo nas costas do Kindle, fora isto, a parte traseira do e-reader é simples e bonita ao mesmo tempo.
Display
A tela dos Kindle é diferente de um tablet, com iluminação excelente e de fácil ajuste, a tecnologia e-ink tem resolução de 1024 x 758 pixels, ou seja, uma resolução de 212 pixels por polegada. A tela é fosca - impedindo que a gordura dos dedos atrapalhe sua leitura; a iluminação é vinda das extremidades e não de trás, proporcionando uma leitura que não cansa os olhos seja em ambientes super iluminados ou em ambientes de pouca luz. O Kindle é projetado para fornecer a seus usuários a melhor experiência de leitura entre os dispositivos específicos para este fim. De acordo com a imagem demonstrada pela própria Amazon, é possível ver que o sistema de iluminação é acoplada acima da tela sensível ao toque, e o visor com o texto do e-book.
Foto: Amazon/divulgação
A distribuição da luz é uniforme e constante, trazendo total conforto na hora da leitura. Um dos recursos bacanas do Kindle Paperwhite, é o controle de iluminação fixo no menu superior do dispositivo, com um simples toque na parte superior a tela, o menu será exibido, o símbolo (LAMPADA) representa este controle; basta um deslize suave para diminuir ou aumentar a capacidade de iluminação da tela.
Bateria
A eficiência da bateria do Kindle Paperwhite é interessante, a companhia afirma que o dispositivo pode render até 8 semanas com uso moderado, ou seja: 30 minutos de leitura diária, Wi-Fi desligado e iluminação em nível 10; estes dados, se comparados com smartphones e tablets é absurdamente superior, é claro, no entanto, que o Kindle não faz ligações e não tem uma infinidade de aplicativos. Eu confesso que peguei o Kindle com menos de 50% de bateria, no momento em que escrevo este review, ele está com o nível de carga superior a 20%.
Foto: Amazon/divulgação
Software
O Kindle Paperwhite não apresenta botões físicos, à exceção do botão minúsculo de ligar, localizado ao lado do conector USB, algo que segue as tendências. Você certamente não sentirá falta do botões físicos, o Kindle supre tudo em sua tela.
Anotações e marcadores de página são importantes quando se faz uma leitura mais específica, o Kindle fornece estas funcionalidades de maneira bem rápida e simples. Basta um toque na parte superior da tela para abrir o menu, ali você tem diversas ferramentas:
Fontes
Você pode alterar a fonte de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho das letras, alterar o espaçamento entre as linhas e também aumentar ou diminuir as margens.
Ir para
Com este recurso você pode avançar capítulos, páginas ou posição do livro em que está lendo. É possível também pular para as notas que você fez durante a leitura - como forma de recapitular algumas passagens.
Raio-X
O sistema de Raio-X do Kindle Paperwhite é acionado quando você seleciona uma palavra em específico posicionando o dedo sobre a palavra, uma nova janela se abrirá; nela você a sua definição pelo Dicionário, a aba Raio-X e também a definição pelo Wikipedia.
Compartilhar
O Kindle tem também um recurso para compartilhar trechos do texto nas redes sociais, ainda é possível acrescentar comentário a este compartilhamento.
Destaque de texto
Selecionando um trecho do texto, é possível destacar, compartilhar, adicionar nota e ainda pesquisar, traduzir ou informar erro de conteúdo.
Marcadores
Tocando com o dedo no cantinho superior direito da tela, os marcadores são apresentados juntamente com a opção de uma nova marcação. Esta opção é interessante para voltar a conteúdos que já passaram e são importantes. Ao selecionar uma marcação já existente, uma segunda página é exibida para que você possa ver o trecho destacado.
Page Flip
O Page Flip é uma das grandes ferramentas apresentadas pelo Kindle Paperwhite, podendo você navegar/folhear o livro com o dedo deslizando sobre a tela sem sair da página atual. Esta é outra forma de recapitular algo que já passou ou dar uma espiadinha no texto que está por vir.
Obsevação: Com o carregador conectado e mexendo em todas estas funções que citei acima, o Kindle acabou por travar e reiniciar. Estou citando este episódio porque foi a única vez que o aparelho teve travamento ou demora para responder aos comandos. Vou creditar o ocorrido ao fato de estar exigindo bastante dele, algo que você não fará quando estiver lendo um e-book.
Loja Amazon
A loja tem milhares de e-books disponíveis em várias línguas, está separada por categorias, e seções específicas. É muito fácil navegar pela loja da Amazon. É possível também transferir do computador para o Kindle arquivos em PDF. Além disto, o Kindle é compatível com os seguintes formatos: AZW, PDF, MOBI, TXT e PRC, DOC, DOCX, HTML, JPEG, GIF, PNG e BMP. O único formato não compatível com o Kindle é o ePUB, formato específico para publicações digitais, no entanto, podemos creditar a ausência ao intento de vender que a Amazon tem.
Conclusão
É muito difícil encontrar defeitos no Kindle Paperwhite, a Amazon aperfeiçoa seus produtos a cada novo lançamento. As facilidades para recordar/destacar trechos dos livros sem sair da página atual vai proporcionar total conforto e mobilidade para ler em qualquer lugar e horário, seja com muita ou pouca luz. Lembrando que o Kindle custa R$ 479 por preço padrão. Se sua ideia é ler, ler e ler, o Kindle é o mais recomendado do momento.
[relatorio]
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.