Resta a pergunta, como me manter seguro? É o que vamos mostrar aqui. Ter a liberdade e capacidade de realizar negócios confidenciais, mantendo atividades de internet livre de ser monitorado.
O Tor em junção com o Google Chrome oferece isso. Se você não se sentir a vontade em mudar de navegador, pode usar "uma parte" do Tor para te manter seguro simplesmente com o Chrome. Caso contrário, o que não é o foco, a única coisa que tem a fazer para poupar trabalho por assim dizer é usar o Tor Browser.
Antes vamos entender como o software funciona, pois usar algo sem saber se é seguro joga totalmente fora o conceito de segurança abordado aqui.
O que é tor e como funciona?
Tor é um navegador usado para quem quer anonimato na internet. É um software livre então qualquer um tem acesso a essa incrível ferramenta.
Nosso querido amigo direciona o tráfego de internet através de uma rede de voluntários, em todo o mundo que consiste em mais de cinco mil relés (são também referidos como "routers" ou "nós", eles recebem o tráfego na rede e repassam aos outros) dos quais são selecionados aleatoriamente antes de sair da rede Tor, para ocultar a localização de um usuário da realização de vigilância de rede ou análise de tráfego.
Seu computador pode ter iniciado a conexão ou pode apenas estar agindo como um relé, ajudando com o tráfego e criptografado para outro nó Tor (outro usuário conectado a rede e utilizandos os relés).
Leia também:
Usá-lo torna mais difícil de rastrear a atividade de Internet, incluindo visitas a sites, mensagens online, mensagens instantâneas e outras formas de comunicação.
Toda a solicitação de conexão de uma máquina da rede local para uma máquina da Internet é direcionada ao proxy; este, por sua vez, realiza o contato com máquina desejada, repassando a resposta da solicitação para a máquina da rede local.
Esquematizamos em uma imagem a conexão com e sem Tor:
conexao com tor/ Amanda
Onde a conexão em anônimo está representada em verde, e "sem proteção" em vermelho. Com essa imagem fica fácil interpretar os relés. Agora que entendemos como funciona vamos a instalação.
Instalação do Tor
Faça o download do Tor aqui https://www.torproject.org/
Basta clicar em download, geralmente o sistema operacional já é detectado então clique novamente em download para começar a baixar. O processo de instalação é igual a qualquer outro programa, no final clique em conect e o Tor vai estabelecer conexão com a internet.
intalacao tor / Amanda
Feito isso, abra o Google Chorme e siga os passos: Pressione o botão de menu no Google Chrome>Ferramentas>Extensões.
configuracao chrome/ Amanda
Clique em Obter mais extensões; será redirecionado para pesquisar uma nova extensão, então pesquise por Proxy SwitchySharp e clique em: Gratuito.
configuracao chrome/ Amanda
Com o Proxy SwitchySharp instalado essa página aparecerá, cabe a você configurar da forma que fora feito abaixo.
configuracao chrome/ Amanda
Em profile Name coloque o nome desejado, no caso Tor, para melhor identificação. Vamos fazer uma configuração manual então marque a opção Manual Configuration.
- HTTP Proxy: 127.0.0.1
- Port: 8118
E salve. Feito isso na guia General clique em "Quick Switch" e certifique-se que o Tor esteja na segunda opção de conexão e salve.
configuracao chrome/ Amanda
Com esses simples passos você já pode tornar sua navegação segura. Só vai funcionar se o Tor estiver ativo, então você conseguirá alternar entre conexão normal e conexão com Tor.
Se não conhecia e se interessou pelo Tor, entre no site torproject.org e conheça a fundo o Tor e toda a comunidade de colaboradores para uma internet livre. Apesar da fama de mau menino que ele tem por dar acesso a Deep Web, é uma ótima ferramenta para quem tem boas intenções.