O evento já reuniu mais de 26.000 profissionais da internet nas mais importantes capitais brasileiras. Um encontro que oferece conteúdo de qualidade aos profissionais de internet, além de ampliar o contato entre clientes, fornecedores, criadores e desenvolvedores, e ampliar o networking entre profissionais da área, numa troca de experiências que beneficia a todos.
Como vem acontecendo desde o primeiro ELW, os palestrantes são alguns dos profissionais mais importantes do mercado de TI e de Marketing, além de especialistas em métricas e técnicas de alcance em redes sociais. O evento vem conquistando mais participantes a cada edição, e Porto Alegre e Rio de Janeiro tem tido a maior adesão de público.
Os palestrantes não deixam por menos, são profissionais já conhecidos por quem atua no mercado de TI, como Martha Gabriel, PhD em Marketing Digital e autora de cinco livros, incluído o Livro "Marketing na Era Digital" e Diego Eis, que é um dos maiores especialistas do Brasil em Front End e criador do site Tableless, que também foi o nome do espaço onde aconteceram as palestras sobre o assunto e onde ele foi o curador.
Já Martha foi a curadora da sala de MBI (Marketing, Business Inovation) onde foram abordados temas como empreendedorismo, marketing digital, tendências de tecnologia e a dinâmica do mercado digital.
A sessão de palestras começou com Marcelo Tripoli, CEO da SapientNitro Brasil, uma das principais agências digitais do planeta, que já foi eleito um dos profissionais mais influentes do mercado digital brasileiro. Ele também é o fundador da agência iThink, que é a principal agência digital independente do país. Com campanhas para a Vivo, Johnson’s, PepsiCo, Google, Santader e Walmart no currículo, ele subiu ao palco para falar de suas experiências sobre o cruzamento de áreas de atuação no mundo contemporâneo, onde a Publicidade se mescla com o Design, que se mistura com TI e com Relações públicas, e de que modo essa fusão e multi-capacidades que os profissionais devem ter afeta o modo com que trabalhamos e atingimos resultados.
Segundo ele vivemos mais do que nunca no panorama pintado pelo pensador Zigmunt Bauman, no seu livro A Modernidade Líquida, onde tudo é volátil e as relações humanas estão cada vez mais intangíveis, e discutiu sobre os aspectos negativos e positivos de tal fato.
Ainda de acordo com ele os clientes se conectam com as marcas pelas experiências e não pelas propagandas, e que a tendência para o futuro é de que as marcas foquem cada vez mais em como fazer o cliente sentir prazer ao comprar ou interagir com o produto.
Marcelo Triopoli
Em seguida foi a vez de Gustavo Caetano subir ao palco: Jovem e bem sucedido, capa de diversas revistas dentro e fora do país, Caetano é conhecido como Gurú dos Bilionários. Gustavo falou sobre inovação nas Startups e de como elas vão mudar o mundo. Segundo ele as grandes empresas não estão conseguindo acompanhar a evolução tecnológica criada por elas mesmas e estão perdendo o poder criativo, já que a nova geração de criadores não quer ficar preso às grandes empresas. Os jovens estão mais atentos às oportunidades de mercado, como foi o caso dele próprio ao fundar a Sambatech. Ele achou um nicho de marcado, no caso games, quando eles ainda não estavam em todos os aparelhos móveis, e conseguiu criar uma grande empresa de desenvolvimento de aplicações que facilitam ou melhoram aquilo que já foi criado. Segundo ele o lema dos profissionais de TI deve ser: inove ou morra tentando.
Gustavo Caetano
Na segunda metade do evento a conversa se tornou ainda mais informal e dinâmica, com convidados conhecidos se revezando ao dar pequenas palestras sobre temas pertinentes às suas áreas. Foi o caso de Edney Souza, mais conhecido no mundo online como Interney. Ele trabalha com Marketing de conteúdo desde 1997, quando a internet no país ainda dava os primeiros passos. O foco de sua curta palestra foi sobre os tipos de conteúdo que internauta quer ou não acessar, sobre quais conteúdos são relevantes e quais não são. De acordo com ele o internauta que saber como um site pode ajudar ele, e quer acessar um site que fale a linguagem dele.
O Marketing direcionado foi o tema trazido por Victor Popper, que afirma que os profissionais estão deixando de ganhar dinheiro por não saberem a maneira correta de usar o e-mail marketing, e por não analisarem a maneira certa de direcionar as ofertas eletrônicas de maneira que atinja o cliente pela sua relevância, ou seja, um e-mail one-to-one, feito em correspondência com as preferências do cliente. Essa é a grande mudança que já esta acontecendo aos poucos no mundo da correspondência online. Mudanças também foram o tema de outro palestrante.
O Dado Schneider, que trabalhou como publicitário por mais de 20 anos e foi executivo de Marketing da Claro e de outras grande empresas nacionais. Dado viaja o Brasil inteiro para mostrar para a Geração X e Y o grau gigantesco de digitalização que a Geração Y possui. No evento da Locaweb ele falou sobre a mudança de era, e da Geração Y, que de acordo com ele vai revolucionar o modo com que vendemos, tanto produtos quanto ideias. Falou ainda sobre os conflitos de geração que irão acontecer nos próximos anos, já que a Geração é completamente diversa da Geração Z. Adaptação e estudo de comportamento devem ser o caminho a ser seguido no futuro.
Dado Schneider
O futuro também foi discutido por Gabriel Casara, responsável pela digitalização de varias aspectos do Grupo RBS, como Rádio Gaúcha e Jornal Zero Hora. Segundo ele esse processo ocorre neste momento porque as mídias tradicionais, como radio e televisão estão perdendo terreno para a internet e para as mídias móveis. Ele discutiu a dificuldade que os profissionais mais antigos encontram para se adaptar com as novas tecnologias e novas formas de se comunicar. O grupo - de acordo com ele - tem tentado modernizar e digitalizar seus processos, sem perder aquilo que cada veículo tem de único e especial, seja a forma de interação com o público seja o modo de informar. O único modo, para ele, de ser bem sucedido neste tipo de processo é mostrar para os profissionais da área que a tecnologia não representa uma ameaça e sim uma forma mais fácil de disponibilizar informação e conteúdo a uma fatia maior de público.
Gabrien Casara
Cesar Paz, CEO da agência AG2, fundada em Porto Alegre em 1999, abordou a construção de marcas no meio digital. Sua curta passagem pelo palco mostrou os destinos do marketing digital e quais serão os seus resultados. A aplicação de metodologias claras e pesquisa de público são essenciais para que isso ocorra da melhor forma. De acordo com Paz, os dados estão sempre mudando e é necessária uma pesquisa constante sobre os hábitos do cliente, já que é imprescindível que o profissional saiba pra quem está falando.
Cesar Paz
As curtas palavras foram finalizadas por Martha Gabriel, que conduziu as mini-palestras em estilo TED. O foco da palestra final, ministrada por ela, foi a evolução das tecnologias e o modo com que o ser humano reage a elas. Segundo ela, vivemos em uma sociedade de consumo e compartilhamento, que já está afetando até mesmo o modo com que as crianças contemporâneas entendem a amizade e afinidade. Houve uma mudança na pirâmide econômica e os níveis intermediários vão desaparecendo aos poucos, e a informação e a velocidade de compartilhamento dessas informações tem grande importância neste processo.
Martha Gabriel
Inspiradas nos eventos do TED, as palestras de segunda parte do evento aconteceram na forma de bate-papo informal, com palestras rápidas e perguntas dos espectadores.
Painel
Viu o que você perdeu? Então já sabe. O 16° Ebcontro Locaweb vai passar ainda pelo Rio de Janeiro (15/05) e fecha a turnê em São Paulo (20/05).
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