Então, por que em pleno ano de 2014, ainda tem muita gente que acredita que "essa tal de internet pode dar certo?" e pasmem, são muitos! Em uma recente aula sobre E-commerce na Pós de Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia, sugeri aos alunos que fizessem um trabalho. Todos fizeram e posso dizer, que me orgulhou muito o resultado, mas eu os peguei no susto quando disse: "excelentes trabalhos, mas cadê a novidade?"
Vivemos hoje um grande paradoxo: De um lado, profissionais competentes (como esses alunos) querendo inovar, fazer coisas diferentes, do outro, clientes querendo a mesma coisa, a inovação, mas sem fazer o básico! E mais, os alunos não apresentaram as novidades, eles simplesmente mostraram como trabalhar de forma simples, objetiva e em prol do resultado o que já tem por ai: Email Marketing, Buscapé, Google, site... o problema é que temos que apresentar aos anunciantes que isso não é uma ação que tem que ser feita e sim porque fazer! Leia: O que seria do mundo sem internet?
Tenho 2 casos que vivi em 2013 - ano em que a Internet estava mais do que consolidada, casos que ocorreram em planejamentos de Redes Sociais, cenário digital onde vemos os grandes especialistas que não sabem fazer o básico e acreditam que apenas investir em FaceAds já é o suficiente. Será?
Case 1
Para o primeiro cliente, eu montei um planejamento para fazer sua Fan Page dar resultado. Não tinha engajamento, não convertia em vendas chovia de criticas. Montei um plano e ouvi da pessoa responsável pelo marketing: "Felipe, achei fraco seu plano. Meu estagiário faria melhor". Engoli seco, revi o projeto, me questionei muito e então solicitei uma reunião para conversarmos, afinal, sempre estamos aprendendo e vendo onde e como melhorar: Ao chegar no cliente, abri sua FanPage e disse: "Olha seus posts. Vocês tem coisas que mais ninguém tem, nunca postam coisas relevantes. Vocês não fazem FaceAds. Os clientes estão falando com vocês por esse canal e ninguém responde. Ai você quer a inovação, quer a grande campanha e não sabe nem o que as pessoas querem" - "Prazer, eu sou a Internet".
Case 2
Outro caso, estava fazendo posts para uma construtora. Ao fazer um post sobre um Supermercado que ficava ao lado do empreendimento, a cliente me liga: "Você está louco? Quem se preocupa em Supermercado ao lado do apartamento?" Ainda tentei dizer que o apartamento, era para solteiros (metragem não chegava a 40m) e que solteiros não cozinham e hoje em dia temos menos tempo para fazermos outras atividades que não trabalhar ou estudar.
Então ouvi a frase mais linda de todas: "Felipe, você não sabe nada de Redes Sociais. Pega o folder (impresso) que fizemos, copia a foto, reescreve o texto e pronto!". Questionei a interação e continuou: "Manda ligarem para o corretor. Pessoas que perguntam no Facebook não querem comprar nada! Tudo um bando de curioso". Questionei algumas vezes se ela entendia o público dela ou se havia feito algum curso de Redes Sociais e ela desconversava - "prazer, essa é a Internet?".
Em resumo, a inovação é sempre válida. Mas antes de pensar em fazer a mega inovação, seus e-mails são segmentados? Seu SEO está sendo bem feito? Seu site está atualizado? A Internet vive do básico também! Faça isso, entenda a fundo a plataforma que a Internet se tornou. As pessoas falam, querem ser ouvidas. As pessoas compram por que leem um comentário do amigo em uma Rede Social, que também ajuda na otimização do site.
O banner na home do Uol que dá 0,002% de taxa de click, ajuda na sua venda do e-mail marketing. As pessoas que acessaram seu site hoje, podem comprar daqui 1 mês, o remarketing pode ser chato para você, mas ele pode aumentar as suas vendas em 30%, o Buscapé pode sim, ser a salvação da sua campanha, ou pode não dar em nada. E claro, a Internet vai além do Post do "gatinho fofinho dando bom dia na sua FanPage".
Prazer, eu sou a Internet. Você realmente me conhece?
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