O Google iniciou o processo de remoção de links dos resultados de buscas na Europa. A medida está de acordo com a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que determinou o chamado "direito do esquecimento", ou seja, de pessoas que possuem os nomes vinculados a páginas na internet, em especial se estiverem desatualizados ou mesmo com informações imprecisas.
"Nesta semana estamos começando a dar sequência aos pedidos de remoções que recebemos", disse um porta-voz do Google. "Esse é um processo novo para nós. Cada pedido tem de ser avaliado individualmente e estamos trabalhando o mais rápido possível para fazer a fila andar", informou o Google na quinta-feira (26).
No dia 30 de maio a gigante das buscas lançou um formulário on-line a todos os europeus interessados na remoção de links. Em apenas um dia, mais de 12 mil pedidos. Em quatro dias a soma chegou a mais de 41 mil solicitações.
Os usuários que forem atendidos deverão ser informados por e-mail. O Google não revelou o número de pessoas que foram atendidas, apenas afirma que está trabalhando o mais rápido possível para analisar todos os casos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.