As compras online no Brasil estão em pleno crescimento, prova disso é a pesquisa recente que revelou o aumento no número de consumidores e também de circulação de dinheiro no ano. Segundo o E-bit, o comércio eletrônico no Brasil faturou somente no primeiro semestre do ano R$ 16 bilhões.
Porém, apesar do aumento de consumidores e das ofertas encontradas na web, ainda não são todas as lojas que podem ser consideradas confiáveis. Muitas delas pecam pelo péssimo atendimento, não devolução do dinheiro, troca de produtos, ou mesmo o pior, sequer enviam a mercadoria comprada.
Para proteger a clientela online, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) mantém a página "Evite esses Sites" . O principal objetivo é alertar os consumidores sobre determinados sites que já geraram problemas, e assim, evitar que outras pessoas sejam prejudicadas. Somente no início deste mês outras 17 páginas foram acrescentadas no levantamento, totalizando 406 sites considerados não confiáveis para compras.
O Procon-SP alerta aos consumidores que sempre tenham cuidado ao adquirir produtos em sites suspeitos. Além disso, é recomendado verificar na página do órgão se o site desejado para realizar uma determina compra está incluso na listagem.