No Brasil, no terceiro trimestre do ano, a venda de tablets registrou crescimento de 18,3% se comparado ao segundo trimestre deste ano. O levantamento é da empresa de inteligência de mercado IDC Brasil.
Conforme a empresa, em julho deste ano foram comercializados 590 tablets, 755 mil em agosto e 963 mil em setembro.
"Após um primeiro semestre considerado fraco, impactado principalmente pela Copa do Mundo, as nossas expectativas estão se confirmando. Ou seja, apesar do baixo desempenho da economia e das eleições presidenciais, as vendas retomaram fôlego no 3º trimestre", afirmou Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.
Conforme Hagge, setembro teve um excelente desempenho em decorrência do início do abastecimento das lojas para o período de final de ano, levando em consideração o Dia das Crianças e ainda a Black Friday.
"Este ano, notamos uma demanda muito grande por parte de fabricantes e varejistas, que fez com que o desempenho deste trimestre quase batesse o recorde registrado no 4º trimestre de 2013", explica o analista.
O levantamento mostrou ainda que a grande maioria dos tablets comercializados (95%) eram equipados com o sistema operacional Android. Além disso, 88% dos aparelhos possuem tela de até 8 polegadas e 78% deles custavam até R$ 500. Do total, 51% dos tablets custavam menos de R$ 300.
A IDC estima que o mercado de tablet feche o ano de 2014 com 17% de crescimento, acumulando mais de 10 milhões de aparelhos comercializados. Para 2015, a empresa prevê alta de 10%.