Foi preciso apenas três horas para resolver um problema que se arrastava há dez anos; calma, eu explico. A toda poderosa Apple foi absolvida do processo judicial ao qual era acusada de violar a lei da concorrência no mercado da música digital entre setembro de 2006 a março de 2009.
Consumidores e serviços de compartilhamento de música acusavam a empresa da maçã de manter os preços artificialmente de seus iPods e de se utilizarem de atualizações de software do iTunes para atingir a concorrência neste período; assim sendo, a Apple era acusada por violar leis e causar prejuízos a seus consumidores, tudo isso para se manter na liderança do mercado de música online.
Durante a acusação, foi declarado em julgamento que quando um usuário adquiria uma música através de um serviço concorrente para o seu iPod e tentava sincronizar o aparelho com a sua lista no iTunes, a Apple apresentava uma mensagem de erro que indicava ao mesmo, que ele deveria restaurar as definições de fábrica.
Ontem, terça-feira, 16 de dezembro, no tribunal distrital norte-americano de Oakland, na Califórnia, o júri desta instituição, deliberou que o iTunes 7.0 lançado durante o inverno de 2006, foi uma ótima atualização para seus usuários, significando que em prática, a empresa da maçã não havia assim violado a lei da concorrência, uma vez que a mesma poderia vir a custar cerca de bilhões de dólares a empresa.
Em comunicado após saber do resultado da "sessão", a Apple informou que: "Nós criamos o iPod e o iTunes para oferecer a nossos clientes a melhor forma de ouvirem suas músicas favoritas; sempre que atualizamos esses produtos e os demais produtos da Apple ao longo dos anos, fizemos para os tornar ainda melhor, oferecendo a esses clientes uma nova experiência".
Logo depois de divulgado o resultado da ação, o advogado de acusação, Patrick Coughlin, informou que irá entrar com recurso da decisão, assim sendo, essa história ainda terá muitos capítulos pela frente.
Fonte: Público.pt
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