O Google anuncia nesse início de semana um novo recurso para o Android; a nova função do sistema consiste em manter o smartphone com a tela bloqueada enquanto o aparelho estiver na bolsa ou no bolso de seu usuário, após ser retirada do mesmo, a tela irá se desbloquear automaticamente e ativará o sistema.
O recurso denominado de "on-body detection" estará disponível em breve. Para simplificarmos, podemos dizer que o novo recurso foi criado para acabar com a necessidade de desbloquear a tela do dispositivo móvel toda a vez que seu usuário pegar o aparelho.
Mas como isso realmente irá funcionar? Simples, o recurso funcionará com base na detecção de movimento, que será realizada através do sensor de acelerômetro do aparelho, o mesmo que é usado por aplicativos de exercícios físicos, como o Google Fit, que identifica os passos de seu usuário durante o dia.
Assim sendo, ao ser acionado, o recurso dispensará o uso de senha para proteger suas informações pessoais guardadas no dispositivo, o que facilitará o acesso aos seus aplicativos, mas também o deixará vulnerável. Em caso de roubo do aparelho, não haverá como impedir que a pessoa que está de posse do mesmo, veja tudo o que você tem guardado no smartphone.
Como já descrevemos acima, o recurso estará disponível em breve e os primeiros aparelhos que irão recebê-lo, serão os dispositivos Nexus, após os demais dispositivos móveis equipados com o Android. O recurso será oferecido gradualmente através de uma atualização do serviço Google Play.
Mesmo parecendo vulnerável, o novo recurso será oferecido junto com um conjunto de novas opções de segurança que contará com funções como dispositivos confiáveis, locais confiáveis e rostos confiáveis.