De acordo com a Gartner, em matéria publicada pelo Canaltech, a Apple alcançou 5% da participação na indústria brasileira de celulares, números esses que mostram que a companhia da maçã seguiu na contramão do mercado de smartphones no Brasil. O mercado de celulares inteligentes, em 2014, encolheu 11%.
Entre as maiores fabricantes que atuam no mercado brasileiro, a Apple foi a que mais cresceu no ano passado, seguida pela LG, que também teve um crescimento de 10%, chegando a vender 13,6 milhões de unidades em 2014. Na terceira posição, encontra-se a rival sul-coreana, Samsung, que vendeu quase o dobro de aparelhos em comparação a LG, mas mesmo assim, suas vendas tiveram uma queda de 17% se comparado com de 2013; a fatia de mercado caiu para a casa dos 35%.
A extinta Nokia, apresentou a maior queda entre as grandes empresas, chegando a um declínio de 45% em suas vendas; do total de aparelhos móveis, foram comercializados 6,7 milhões de unidades, mas também é importante ressaltar que a empresa passou por uma grande reestruturação no último ano, quando foi vendida para Microsoft, que comercializou 2,3 milhões de smartphones no país. Pegando os números da Nokia e somando aos da Microsoft, ambas ficaram com 15% do mercado brasileiro no setor no último ano. Todavia o número ficou bem abaixo do desempenho apresentado em 2013.
A participação da Motorola, que mesmo tendo boas vendas da linha Moto (G, X, E e MAXX), teve uma queda em suas vendas na casa dos 28%, ficando com a quinta posição no mercado brasileiro.
O destaque negativo neste setor foi a BlackBerry, que perdeu - incríveis - 83% de participação no mercado nacional em 2014, vendendo apenas 96 mil unidades em todo o Brasil.