De acordo com o comunicado, o carro, mesmo sendo autônomo, terá sempre um piloto à bordo para assumir o controle caso algo saia errado, uma vez que o mesmo será testado pelas ruas da cidade de Mountain View, na Califórnia, salientando que o veículo não ultrapassará a velocidade de 40 km/h.
O Google também informou que o objetivo real nesta segunda fase, uma vez que o carro vem sendo testado em pistas de teste, será o de entender como ele irá reagir em condições comuns de ruas. Os carros autônomos do Google contam com acelerador, freio e volante removível, além de serem obrigados pela legislação norte-americana, a contar com um condutor presente.
Chris Urmson, diretor de auto-condução do projeto do Google, disse que a experiência nas ruas serve para aprender com a comunidade: "Nós estamos buscando aprender como a comunidade percebe e interage com os nossos veículos, para assim descobrirmos os reais desafios para um projeto de auto-condução".
Mesmo com várias modificações no projeto, os novos modelos de carros-autônomos do Google continuarão com o mesmo software que vem sendo usado no Lexus RX450h.
Vale ressaltar que na última semana informamos que os veículos-autônomos, estiveram envolvidos em 11 acidentes, mesmo assim o Google afirma que nenhum destes carros foi o responsável pelos acidentes.
No vídeo abaixo, o Google mostra seu novo veículo autônomo em testes de desempenho e durabilidade: