Fazer o seu aplicativo mobile "bombar", ou seja, saber como promovê-lo de forma estratégica e efetiva é, sem dúvidas, a parte mais difícil de todo o desenvolvimento. Segundo o famoso portal online de estatísticas Statista, já existem mais de 3.73 bilhões de aplicativos mobile disponíveis para download nas principais lojas de apps.
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Pela lógica, isso significa que hoje, para destacar seu aplicativo mobile nesta multidão de apps, você precisa de um caminhão de dinheiro, certo? Errado! Existe uma saída para você fazer o seu aplicativo mobile bombar sem ter que declarar falência durante o processo...
Sim, tire o ceticismo e a desconfiança da sua mente por um momento para que você possa absorver ao máximo todas estas lições pouco convencionais de growth hacking aplicado a aplicativos mobile que eu aprendi com o "Neymarketing".
Isso mesmo, são lições do jogador de futebol Neymar Jr.! Eu não me importo se você gosta ou não dele, o fato é que poucos nomes no mundo tem a capacidade de alavancar marcas de forma tão absurda como este nome.
O Neymar faz parte de um seletíssimo grupo de mega celebridades que, quando você associa seus nomes a um produto, imediatamente ocorre uma revolução na percepção das pessoas sobre a sua marca. Basicamente, 3 coisas acontecem:
- As pessoas relacionam sua marca com o Neymar (isso pode ser bom ou ruim dependendo do seu público-alvo);
- O valor percebido do produto aumenta ou diminui de forma proporcional à credibilidade do Neymar;
- Boa parte dos seguidores do Neymar são direcionados para você.
"Não existe pressão quando você está fazendo um sonho se tornar realidade" - Neymar Jr.
Estas são as 5 Lições do "Neymarketing" Para o Seu Aplicativo Mobile BOMBAR (a #4 é a minha favorita):
Lição #1: Tenha qualidade, momento e execução
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O desenvolvimento de um aplicativo mobile vai MUITO além de uma simples ideia. Para realmente fazer barulho e sacudir o seu mercado você precisa um arsenal potente.
Essencialmente, para lançar o seu aplicativo mobile com sucesso, você precisa de 3 ingredientes:
- Qualidade. O que isso significa? Simples, desenvolva um aplicativo mobile que é, no mínimo, bem projetado visualmente, funcional, e interessante.
- Momento. Significa manter a energia, força, propulsão, etc. durante todas as etapas do lançamento do seu app.
- Execução. Este é o ingrediente mais importante. A forma como você faz é muito mais importante do que o que você está fazendo em si. Método é tudo na vida.
Lição #2: Engaje comunidades
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O Neymar tem milhões (quem sabe bilhões) de fãs em todo o Planeta e eles não são desperdiçados por ele e seus parceiros comerciais. Esses fãs são bombardeados constantemente com ofertas (diretas e indiretas) que tentam capitalizar sua admiração pelo Neymar.
A verdade é que somos "criaturas sociais". As pessoas gostam de sentirem-se "conectadas" umas às outras e é exatamente isso que as empresas que usam a marca Neymar tentar criar: um mundo cheio de gente que adora usar coisas que fazem algum tipo de menção a ele porque isso faz deles membros da comunidade de fãs do Neymar e, por algum motivo, isso é muito legal.
Esta é uma tática que dá muito resultado e, para fazer o seu aplicativo mobile bombar, você também precisa testá-la. Siga estes passos para isso:
- Identifique comunidades com valores e crenças semelhantes às suas (isso é absolutamente fundamental, pois, por exemplo, se você está desenvolvendo um aplicativo mobile relacionado a motoqueiros, certamente grupos de mães solteiras não são os mais adequados).
- Impacte essas comunidades, gerando MUITO valor para suas vidas (individualmente e coletivamente).
- Promova seu aplicativo mobile para ela (lembre-se que este passo só é efetivo depois que o passo #2 estiver bastante consolidado).
Lição #3: Seja social e, se possível, grátis (pelo menos, parcialmente)
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Em um cenário ideal, todos devem poder acessar seu aplicativo mobile gratuitamente. É óbvio que, se sua empresa depender da monetização do app para sobreviver, isso é um pouco mais complexo, mas nada que um modelo de negócios inteligente não resolva (o modelo "freemium" é um exemplo disso).
Se você é uma empresa que tem um aplicativo mobile para criar um novo canal de marketing, automatizar algum processo interno, etc., provavelmente, isso não é um problema de forma alguma, pois você já não tem nenhuma intenção de monetizá-lo.
Outro ponto muito importante é a facilidade do app ser compartilhado. Hoje, aos olhos das pessoas, nada representa crescimento empresarial melhor que o sucesso nas plataformas sociais, nada. Portanto, faça que o compartilhamento do seu aplicativo mobile nessas plataformas seja tão fácil que até um recém-nascido possa fazê-lo (mesmo que acidentalmente pelo fato dos botões serem tão evidentes e intuitivos).
Lição #4: Use a credibilidade de outras pessoas
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Usando corretamente a credibilidade de outras pessoas, você pode aproveitar 2 coisas muito poderosas que eles já têm: tração e energia (ao invés de construir isso do zero para
Se o seu orçamento não for o de uma grande corporação, o poder disso é inacreditável e pode fazer você economizar MUITO dinheiro com marketing e análises da sua base de usuários.
Na verdade, tenho uma pequena confissão para fazer agora (se você pudesse me ouvir, eu estaria sussurrando): não conte para ninguém, mas todo este artigo foi feito em cima desta lição! Ok, certamente você não se surpreendeu com isso, pois, apenas por acompanhar o Oficina da Net, sei que você é uma pessoa inteligente, mas me diga sinceramente: o simples fato do termo "Neymar" (melhor ainda, "Neymarketing" que é bem polêmico) estar presente no título não te motivou nem um pouco a mais que o normal para dar uma olhada neste artigo?
Tenho certeza que sim! Mas, continuando... e como você pode encontrar pessoas com uma credibilidade que pode ser alavancada para fazer o seu aplicativo mobile bombar? Simples, você não precisa de um "Neymar" para fazer barulho no seu mercado. Tudo o que você precisa é alguém que:
- Tem um base considerável de seguidores (superior à sua).
- Tem seguidores que encaixam no seu "público-alvo".
- Podem perceber valor (financeiro, emocional, estratégico, etc.) em promover o seu aplicativo mobile.
É incrivelmente fácil encontrar estas pessoas. Alguns exemplos: youtubers, blogueiros, twitteiros, donos de sites com mais acessos que o seu, empresas não concorrentes com o mesmo público-alvo, escritores, palestrantes, administradores de comunidades, atletas, etc.
Literalmente, pode ser qualquer um com o mínimo de capacidade para te ajudar a distribuir o seu aplicativo mobile! Como diria Gary Vaynerchuk, lembre-se sempre da palavra "distribuição", é disso que sua marca precisa.
Lição #5: Foque na experiência
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Então você já aplicou as lições anteriores no desenvolvimento do seu aplicativo mobile?
Maravilha!
Mas... isso tudo terá sido em vão se o seu app não proporcionar uma experiência SENSACIONAL para as pessoas que escolherem te dar um voto de confiança e instalá-lo em seus dispositivos móveis!
Não importa quantos "Neymares" ou "MC Guis" (ou seja lá o que estiver na moda) você tem associados ao seu app, se ele for difícil de se usar, as pessoas simples NÃO VÃO engajar-se com sua marca. Foque em criar uma experiência tão incrível que tudo o que você vai ter que se preocupar é com a demanda da viralidade resultante do boca a boca positivo de um monte de clientes satisfeitos.
Conclusão
Conseguir o sucesso é uma arte e, no desenvolvimento de aplicativos mobile, isso não é diferente. Seja lá o que o sucesso representa para você, apenas lembre-se que é muito difícil visualizá-lo no começo, mas, depois que você sai da inércia, ele vai ficando cada vez mais visível. Desistir de tentar antes da sua última gota de suor é coisa de amadores e você não é um amador, certo?
Espero que você tenha gostado deste artigo, pois ele foi feito pensando exclusivamente em ajudar você que acompanha sempre o Oficina da Net. Deixe o seu feedback nos comentários abaixo (isso é MUITO importante para mim) e não se esqueça de compartilhar este conteúdo com outras pessoas visionárias para contribuir com a nossa comunidade!
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