Os carros elétricos são as novas apostas no setor. Para que eles estejam em grande volume nas estradas ainda é preciso bastante aperfeiçoamento, bem como estradas capazes de fornecer ferramentas necessárias para que eles possam trafegar.
Pensando nisso, a Inglaterra começará a testar estradas com "carregamento veicular sem fio". O governo, ao anunciar a novidade, disse que será instalada sob o asfalto em algumas das principais rodovias a tecnologia, para que assim os motoristas não precisem parar para recarregar as baterias.
O estudo para viabilizar o projeto já existe, com isso, a agência já abriu concorrência para as propostas de teste de tecnologia. Em contrapartida, alguns especialistas questionam se toda essa infraestrutura seria viável economicamente.
O diretor da Cardiff Business School's Electric Vehicle Centre of Excellence, Paul Nieuwenhuis, continua cético.
"Faz sentido testar. A tecnologia obviamente funciona", disse Nieuwenhuis.
"Mas esse projeto realmente me soa muito ambicioso. O custo é a principal questão e não estou convencido de que vale a pena."
"A tecnologia das baterias tem melhorado - se você olhar para o que a Tesla conseguiu atingir nos últimos anos, melhorando a qualidade das baterias de seis em seis meses… Por isso, não tenho certeza se realmente há necessidade disso", disse ainda.
A Inglaterra, porém, não é o primeiro país a receber a tecnologia. Em 2013, por exemplo, a cidade sul-coreana de Gumi reconstruiu uma rua de 12 Km permitindo que ônibus elétricos fossem recarregados enquanto trafegavam.
O funcionamento do sistema se dá através de um processo denominado "carregamento por indução magnética". Sob o asfalto são enterrados cabos elétricos que produzem campos magnéticos, que acabam sendo absorvidos por um receptor no carro, e com isso convertidos em eletricidade.
"O potencial de recarregar veículos elétricos de baixa emissão de poluentes nos abre possibilidades animadoras", comentou o Ministro dos Transportes, Andrew Jones.
"Como esse estudo mostra, continuamos a explorar opções para melhorar as jornadas e tornar veículos de baixa emissão mais acessíveis para as pessoas."
A cidade de Milton Keynes, no sudeste da Inglaterra, no ano passado testou um projeto semelhante, porém com algumas limitações, já que carregava baterias de ônibus elétricos através de placas que estavam instaladas no meio da rua. Os veículos precisavam passar por alguns minutos para que a bateria fosse recarregada.
"O nosso compromisso é de realizar testes fora das ruas, ou seja, não em vias públicas, em 2016 ou 2017", disse Stuart Thompson, um porta-voz da Highways England à BBC.
"Ainda é muito cedo para revelar mais. Onde, exatamente, esses testes acontecerão é algo que ainda não foi decidido."
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