A partir desta terça-feira (1), o Google Chrome irá deixar de exibir os anúncios e vídeos desenvolvidos em Flash. O objetivo da decisão é melhorar a autonomia da bateria em notebooks, bem como dar mais estabilidade no carregamento de páginas, e ainda diminuir o consumo de recursos da máquina.
O Flash sempre foi apontado como um grande problema na web. Ele é acusado de causar instabilidade, além de várias vulnerabilidades dos browsers.
A novidade havia sido anunciada em junho, porém, antes de entrar em vigor, o navegador passou por vários testes na versão beta. O recurso já estava inserido no Google Chrome, porém, para poder fazer uso era necessário fazer alternações nas configurações. Agora, por padrão, os anúncios em Flash serão bloqueados.
De acordo com o Google, a mudança não afetará outros conteúdos, como os players de vídeo. O conteúdo central não será bloqueado, apenas a publicidade. Assim, um vídeo ou um jogo que estiver em Flash continuará funcionando, mas com os banners bloqueados.
Além disso, os AdWords não serão afetados. O Google, para isso, desenvolveu uma ferramenta capaz de converter automaticamente os anúncios enviados em Flash para o formato HTML5.
Com a recente atualização, mais um indício que o plugin chegará mesmo ao fim. Assim, a novidade virá com um recurso para evitar o uso do Flash, ou seja, o bloqueio na reprodução automática de vídeo.
A nova versão do Google Chrome será atualizada automaticamente para todos os usuários nos próximos dias. Agora, com o bloqueio no navegador do Google, anunciantes terão que desenvolver os seus materiais com outras ferramentas.