Na quarta-feira (9), o Google anunciou o novo endereço do YouTube Spaces, desta vez, no Rio de Janeiro, no Porto Maravilha, na Zona Portuária. A obra está ainda em construção, e deverá ficar pronta em 2016, perto das Olimpíadas. A revelação foi feita no MAR (Museu de Arte do Rio), que fica próximo aos estúdios.
No ano passado, o YouTube se instalou em São Paulo, em parceria com o Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. No entanto, os cariocas terão um espaço ainda mais amplo, com mais de dois mil metros quadrados. Com isso, o serviço poderá apoiar a comunidade de criadores e ajudar a promover uma nova geração de talentos e vloggers.
O espaço deverá contar com quatro a cinco estúdios, equipados com tecnologia de ponta como câmeras 4K, vídeos em 360°, bem como cenários e pós-produção. Um dos quesitos para frequentar o local é que o YouTuber tenha no mínimo 2,5 mil inscritos no seu canal. Quem está começando agora também possui espaço, e assim frequentar cursos e workshops.
A sede em São Paulo, que foi inaugurada em 2014, e recebeu somente no primeiro semestre do ano 1.600 pessoas. Outras cidades do mundo abrigam estúdios do YouTube, como em Nova York, Los Angeles, Londres e Tóquio.
"Hoje marcamos a chegada do YouTube ao Rio", disse o presidente do Google Brasil, Fabio Coelho. "A diferença para o Space carioca, é que, em São Paulo, o YouTube usou um espaço que já existia", conta, fazendo uma breve comparação.
"O Rio é o nosso polo audiovisual por excelência e definição. Grande parte dos youtubers é do Rio de janeiro. Nada melhor do que fazer essa aposta e permitir que esses talentos se expressem", afirma.
Ainda de acordo com Coelho, será um estúdio para todos. "O espaço é totalmente democrático, sendo respeitada a ordem de chegada dos YouTubers", completa.
Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces, também criador da ideia que define o espaço, ressalta que este não é um lugar de competição entre os Youtubers, mas sim uma grande escola, onde todos ganham. "É sobre aprender, criar e conectar", salienta.