O Snapchat, aplicativo americano criado por Evan Spiegel e Bobby Murphy com o intuito de compartilhar fotografias onde o usuário determina um tempo para que ela apareça na tela de seus amigos tem ganhado muito destaque desde a sua criação. Além disso, ele também possibilita a troca de mensagens instantâneas como o WhatsApp.
Disponível nas plataformas Android e iOS, o app chegou a atingir uma valorização de US$800 milhões e devido a sua facilidade de comunicação conseguiu atingir outros grandes aplicativos inclusive o Instagram na questão de números de compartilhamentos.
Você que usa o Snapchat já deve ter feito ou já recebeu algumas selfies divertidas da nova atualização. Os filtros que estão disponíveis desde setembro permitem ao usuário tirar fotos ou até mesmo filmar usando as novas opções de efeitos personalizados que vão desde o "vomitando arco-íris" até aqueles que chegam a dar medo.
Os novos efeitos que receberam o nome de "Lensens" são ativados quando o usuário fica pressionando em cima do rosto e ao abrir as opções é necessário fazer algum movimento que é pedido na hora do registro, como "abra a boca" ou "levante as sobrancelhas".
O porém é que o Lensens está fazendo tanto sucesso que diariamente está oferecendo novas opções de filtros aos usuários. Depois da atualização, só é permitido ver o replay uma vez de graça. Para ver mais uma vez serão cobradas taxas adicionais.
Assim que surgiu o Lenses, diversas pessoas já quiseram se atualizar para ter os novos efeitos. Primeiramente funcionou apenas no iOS. Agora o Android também já tem o Lensens disponível. A procura foi tão grande que já há diversos tutoriais que ensinam a utilizar os recursos e inclusive já despertou o interesse de marcas para se agregarem ao mais novo sucesso do Snapchat.
Como já falado em uma matéria anterior, muitas empresas têm usado o app como mais uma forma de conectar a marca aos seus clientes, desde mostrando a rotina através de fotos e vídeos como também utilizando promoções e sorteios.
Com a chegada da atualização, a ideia interessou empresas a patrocinarem o Snapchat para ter sua marca dentro dos próprios efeitos. A princípio, o aplicativo irá aproveitar o feriado do Halloween que é muito famoso e comemorado nos Estados Unidos para utilizar o novo recurso patrocinado principalmente por filmes de terror.
Se você já se divertiu com aqueles primeiros efeitos, a chegada do Halloween vai ser garantia da troca de muitas fotos e vídeos divertidos. Estima-se que o valor desses patrocínios seja de aproximadamente US$ 450 mil. Já em dias com mais atividades o preço pode chegar a US$ 750 mil.
Mais uma vez o Snapchat mostrou que tem potencial para permanecer com grande destaque fazendo parte do registro do cotidiano de seus usuários e deixando-os cada vez mais ligados com as marcas.