Nesta quinta-feira (8), A Agência Espacial Americana (Nasa), divulgou a primeira imagem colorida da atmosfera de Plutão. Com isso, é possível ver que o céu do planeta é azul, semelhante da Terra.
Os cientistas ficaram surpresos com a imagem. "Quem esperaria um céu azul no Cinturão de Kuiper [região do Sistema Solar onde fica Plutão]? É deslumbrante", disse Alan Stern, pesquisador do projeto New Horizons.
A bela imagem do planeta anão, que revela uma atmosfera azul, foi feita pela sonda New Horizons durante a sua passagem por Plutão. A imagem foi enviada para a Terra ainda na semana passada.
"Essa tonalidade azul impressionante nos fala sobre o tamanho e composição das partículas da atmosfera", disse a cientista Carly Howett, do projeto New Horizons.
"A neblina é bem fina, então você veria na maior parte a cor da névoa azul como amanheceres e entardeceres", disse Howett.
"Um céu azul geralmente resulta da dispersão da luz solar por partículas muito pequenas. Na Terra, essas partículas são pequenas moléculas de nitrogênio. Em Plutão, elas parecem ser partículas maiores - mais ainda relativamente pequenas - que chamamos de tolinas."
As imagens de Plutão também mostraram a existência de gelo de água em vários pontos. "Grandes extensões de Plutão não apresentam gelo de água exposto", disse o cientista Jason Cook, "porque ele está aparentemente escondido por outros tipos de gelo, mais voláteis, que estão em grande parte do planeta. Entender por que a água aparece exatamente onde aparece, e não em outros lugares, é um desafio em que estamos começando a trabalhar."
"Nós já esperávamos que haveria água congelada lá, mas estávamos procurando sinais por décadas e não havíamos encontrado nada até agora", tuítou Alex Parker, também do Instituto de Pesquisa SwRI.