A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um aplicativo na qual permite que o seus usuários possam fazer a consulta sobre a qualidade da oferta de serviços de operadoras por município, por isto, o app permite verificar a qualidade dos serviços de conexão móvel que as seguintes operadoras oferecem: Vivo, TIM, Claro, Oi e Nextel.

Reprodução

O serviço chamado "Anatel Serviço Móvel" consegue fazer a avaliação por município, portanto, nas primeiras telas é possível ter as informações referentes à quantidade de ERBs (estações rádio-base), as antenas, de cada operadora no município, conforme a sua tecnologia utilizada (2G, 3G e 4G).

Através da tecnologia o consumidor consegue saber, por exemplo, que a operadora Oi possui mais antenas 3G em São Paulo, já a TIM possui a maioria de antenas 4G.

Já o outro painel permite mostrar os resultados referentes aos indicadores de acesso à rede de voz e de queda da rede de voz. Seguindo como São Paulo de exemplo, o indicador demonstrar que a Vivo é a líder neste quesito, já a TIM é a responsável pelo maior índice de queda sobre a rede de dados.

Reprodução

Caso o usuário selecionar qualquer das operadoras, é aberto um mapa que permite identificar a localização das ERBs no município.

Mas além destas funções, outro interessante no aplicativo é o recurso ativado somente se o usuário utilizar o celular na posição horizontal. Com isto é aberto gráficos que medem o "Acesso à rede de voz", "Queda da rede de voz", "Acesso à rede de dados", e a "Queda da rede de dados" ao longo do tempo. Através destes dados é possível saber qual operadora tem melhorado sua oferta de seus serviços na sua região. Lembrando que estes dados são atualizados mensalmente.

O aplicativo é gratuito e está disponível na loja de apps para de celulares do Android e iOS e Windows Phone.

Web app para controle de qualidade

Reprodução

Assim como a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL) disponibilizou para os seus usuários o aplicativo para verificar a qualidade de conexão, ela lança outro app na qual permite fazer o monitoramento de qualidade da rede de telefonia móvel, que consegue exibir os dados por município.

Através deste serviço a empresa procura trazer uma maior transparência do serviço prestado pelas operadoras. Com isto o "web app" permite saber a quantidade de antenas para cada velocidade presente no local.

Mesmo que a empresa já possua um aplicativo, conhecido como "Anatel Serviço Móvel", disponibilizado para os principais sistemas dos smartphones, este serviço é útil para aqueles usuários que deseja acompanhar as informações através do site.

O app web é uma forma de solucionar suas dúvidas e saber qual operadora de telefonia móvel oferece um melhor serviço em sua cidade. O serviço permite que a consulta de dados seja feita pelo GPS, por meio do sistema de geolocalização, ou pelo espaço dedicado para buscas, escrevendo somente o nome do local que deseja se consultar.

Com este serviço é uma forma de reforçar a intimação publicada em Abril, na qual todas operadoras precisam demonstrar relatórios trimestrais demonstrando que estão acima dos 85% de eficiência em relação ao acesso às redes e abaixo de 5% para a queda de voz e dados onde oferecem seus serviços. Com isto as prestadores possuem prazo de 6 meses para apresentar tais relatórios (no caso de municípios atendidos por apenas uma operadora), 9 meses (para os atendidos por duas) ou 15 meses (para os demais municípios).

Para ter acesso a estes dados o usuário deve acessar o site da ANATEL e escolher a localização desejada.

Quem tiver dúvidas basta assistir ao tutorial do aplicativo.

Qualidade da internet

Para os usuários que deseja fazer o teste do seu serviço de dados ou Wi-Fi, uma opção é utilizar o aplicativo para Android e iOS (ou serviço web) da SIMET. Com o aplicativo é possível ter obter as informações que precisa e ao incluir seu CEP durante o teste, o usuário colabora com a construção do Mapa de Qualidade da Internet no Brasil.

Aplicativo para reclamações

Para facilitar também a vida dos usuários que sofrem com problemas, a Anatel lançou um aplicativo para os consumidores registrarem reclamações sobre serviços de telecomunicações.

Conforme o órgão o app também permite que o usuário acompanhe sugestões, pedidos de informação e ainda uma área com as principais dúvidas de clientes de serviços de comunicação registrados pela a agência reguladora.

Reprodução

Para entender, somente em 2014, a Anatel recebeu cerca de 2,8 milhões de reclamações contra prestadoras de serviços de telecomunicações. Até o fim de maio deste ano, a agência registrou mais de 1,5 milhão de reclamações, a maioria feita via contato telefônico (68%).

Para a Anatel o app é uma maneira de deixar o registro de reclamações mais simples já que consumidores quase não utilizam os canais tradicionais como as chamadas telefônicas.

O programa está disponível gratuitamente para as plataformas Android, iOS e Windows Phone.

Mas como todas operadoras trazem dor de cabeça para os usuários, leitores vocês acreditam que estes meios podem ajudar a resolver os problemas? Não deixe de nos contar sua opinião.