O autor Adriano Almeida, traz nesse livro uma abordagem bem objetiva das técnicas de SEO, que se aplicadas corretamente farão com que o seu site apareça na primeira página de buscas, sem a necessidade de investir em publicidade paga para isso.
Em 13 capítulos ele consegue apresentar um conteúdo que serve tanto para iniciantes quanto para profissionais de SEO, mas também pode ser utilizado por programadores que não possuem experiência em otimização para buscadores.
Capítulo 1 - A internet gira em torno dos buscadores
Apresenta uma abordagem sobre a importância de aparecer nos resultados de busca, o quanto de retorno isso pode trazer. Deixa claro que não basta apenas aparecer nas buscas, tem que marcar presença mesmo, de forma forte e consistente.
"Aparecer nos resultados do Google é o passo 0 pra quem quer conseguir mais acessos e mais clientes para seu site."
Capítulo 2 - Uma busca não é uma simples busca
Um capítulo importante para entender como as buscas funcionam, principalmente para entender o que é um "spider". Além disso ele fala sobre o PageRank, a evolução dos algoritmos de busca (Panda, Penguin e Hummingbird).
"Enquanto você lê esse livro, o Google (e os outros buscadores também) está acessando e analisando, sem parar, as diversas páginas dos mais de 1 bilhão de sites disponíveis no mundo."
Capítulos 3 a 5 - Começando um projeto de SEO
São 3 capítulos que mostram como aplicar SEO durante o processo de criação de um site. Ele fala sobre a importância na escolha do domínio, trazendo dicas e sugestões para uma melhor escolha, seleção de palavras-chave usando keyword research, apresenta o uso de ferramentas básicas como Google Analytics, Webmaster Tools, relatórios e principalmente, melhoria de resultados.
Capítulos 6 a 8 - Onepage SEO
Uma das partes mais interesasntes do livro, pois ele mostra como melhorar o posicionamento do site nas buscas fazendo alterações simples no código HTML do site. Aborda o uso das tags Hx, title, meta tags e otimização de imagens. Mesmo que você não tenha nenhum conhecimento de SEO, se ler somente essa parte vai conseguir, de forma fácil, aplicar as técnicas e iniciar o processo de melhoria do posicionamento do seu site.
Capítulos 9 e 10 - Offpage SEO
Um capítulo mais voltado para otimização fora do site, através de link building e principalmente, marketing.
"Fazer com que as pessoas saibam de você é fundamental. Melhor ainda é quando as outras pessoas falam de você (e, se possível, falem bem). Ou seja, você precisa de popularidade."
Essa frase do autor descreve perfeitamente o que é ensinado nesses 2 capítulos. Técnicas para melhorar o link building do site, fazer com que pessoas de relevância falem do site, ter sites e matérias apontando para o site, enfim, várias possibilidades para que você consiga melhorar o posicionamento sem a necessidade de alterar o conteúdo e estrutura do site.
Capítulos 11 a 13 - Detalhes técnicos para SEO e ferramentas úteis
Nos últimos capítulos o autor apresenta detalhes técnicos para SEO e ferramentas que são muito úteis para o monitoramento e obtenção de informações. O autor descreve a importância do monitoramento constante, e a pesquisa sobre palavras-chave utilizadas pelos seus usuários e pelos concorrentes, de forma a fazer o melhor uso delas em prol de um melhor posicionamento no ranking.
O livro é bom o suficiente para prender a atenção e não dar vontade de parar de ler. Eu li o livro inteiro em poucas horas, e com certeza lerei novamente, fazendo várias anotações, pois o conteúdo tem qualidade e principalmente UTILIDADE.
Sobre o livro:
- Título: SEO Prático - Seu site na primeira página das buscas
- Autor: Adriano Almeida
- Editora: Casa do Código
- ISBN: 978-85-5519-034-6
- Ano: 2015
- Páginas: 172
- Acabamento: Brochura/E-book