De acordo com um estudo dinamarquês, as pessoas que deixaram o Facebook por uma semana acabaram se sentindo mais felizes que as que continuaram usando a rede social. O estudo foi realizado com 1.095 pessoas na Dinamarca.
"Escolhemos o Facebook, já que é a rede social mais utilizada por pessoas de todas as idades", explicou Meik Wiking, diretor do Instituto de Pesquisas sobre a Felicidade.
Para a pesquisa, o grupo foi dividido em dois. Metade deles continuou usando o Facebook normalmente, enquanto a outra parou. Uma semana após ficarem sem usar o Facebook, as pessoas relataram que estavam se sentindo mais felizes.
Do grupo que ficou sem usar o Facebook, 88% das pessoas disseram se sentir felizes. No outro grupo, 81% disseram estar felizes. Além disso, 84% dos que ficaram sem a rede social por uma semana destacaram apreciar mais sua vida, do outro grupo a soma foi de 75%.
Ao fim da experiência, os membros que deixaram de usar o Facebook disseram que passaram a ter uma vida social mais ativa e ainda com menos dificuldade de concentração, enquanto o restante continua com tais dificuldades.
"Invés de nos concentrarmos no que precisamos, temos infelizmente o costume de nos concentrar nas coisas dos outros", afirmam os autores do estudo.
"O Facebook distorce nossa percepção de realidade e de como é a vida das pessoas. Nós baseamos nossa vida e nosso sucesso em comparação com os outros. Uma vez que a maioria das pessoas só posta coisas positivas no Facebook, temos uma percepção muito parcial da realidade e acabamos correndo o risco de avaliar nossas próprias vidas como ruins", explica Meik Wiking, CEO da empresa que realizou a pesquisa.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.