Você pode até ser pego de surpersa com a informação que vou repassar em seguida, mas o Photoshop - bem como qualquer software produzido pela Adobe - é pago, ou seja, necessita que você desembolse uma boa quantia em dinheiro para que você faça uso do programa. E digo mais, esta prática é utilizada por muitas e muitas empresas.
Pois é. Uma cultura nada recente faz com que muitas pessoas nem saibam que tais softwares tem custo de produção, salário dos funcionários e muitas outras despesas que tornam cada programa espetacular e completo.
Siga o tópico Photoshop para várias dicas, tutoriais e muito mais.
As empresas até tentam facilitar a vida dos consumidores quanto aos preços, a Adobe, por exemplo, criou o Creative Cloud (serviço que oferece todos os programas com mídia digital sob pagamento de mensalidade). Se você tem interesse no Photoshop e Lightroom, pode pagar 22 reais mensais para usar os programas completos. Mas não estou aqui para dar lição de moral e sim para mostrar alguns programas que tem ótimo rendimento na hora de editar imagens e fotos sem custo algum.
Leia também: Quais são os softwares livre mais utilizados?
Testei cinco programas que oferecem um suporte gratuito para quem não tem interesse de investir ou ainda que faz pouco uso de editores. São eles: Pixlr, Gimp, Polarr, Paint.net e o Krita. Vamos falar de todos eles separadamente, então, mãos à obra.
Photoshop Gratuito 1: Pixlr
O Pixlr é um dos mais famosos editores de imagens gratuitos, ele possui uma vantagem que para alguns pode ser crucial, um editor online, sem a necessidade de baixar e instalar nenhum software em seu PC. Utilizamos as duas versões.
A versão para desktop é bem diferente da Online, por mais difícil que se possa imaginar. No computador podemos ver um estilo menos "profissional", supostamente mais organizado para facilitar a vida do usuário. No entanto, se você está habituado com as ferramentas do Photoshop, sentirá a falta do menu de ferramentas disponível no lado esquerdo da tela.
Este detalhe pode afastar os usuários que buscam um programa mais fidedigno (não que as outras empresas precisam ~copiar~ o estilo da Adobe, mas a familiaridade dos softwares acelera e muito a adaptação).
Online
Fato que curiosamente não ocorre com a versão online do editor. Chega a ser engraçado, mas na versão online você encontra tudo de forma mais semelhante ao "primo rico".
A grande maioria das ferramentas básicas do Photoshop podem ser encontradas nesta versão, com ícones muito semelhantes, facilitando ainda mais a orientação.
Photoshop Gratuito 2: GIMP
Talvez o maior representante dos editores de imagem quando o assunto é software livre, o GIMP é considerado o Photoshop gratuito. Ele possui boas referências, embora também tenha sua própria identidade.
É claro que em todo software você precisa de um tempo de adaptação e certamente MUITO treino para ficar bom em manipular imagens.
Photoshop Gratuito 3: Krita
Outro software bem interessante é o Krita, um programa de edição de imagens que carrega boas referências ao Photoshop. Seu background escuro lembra muito o Photoshop CS6.
Ele possui destaque para um grande seletor avançado de cores, além de também acomodar as layers no lado direito e suas ferramentas principais no lado esquerdo.
Como já disse, em todo software você precisa de um certo tempo de adaptação e aprendizado para dominar melhor as ferramentas. Se você está saindo do Photoshop, é normal que encontre um pouco de dificuldade em realizar algumas operações.
Veja também: 5 Apps para editar fotos e fazer sucesso nas redes sociais.
Photoshop Gratuito 4: Paint.net
Mais uma ótima opção de programa para substituir o todo poderoso Photoshop. Com ele você terá os mesmos "problemas" para adaptar-se às ferramentas do Paint.net. No entanto é possível identificar tranquilamente as ferramentas do programa com base na memória que temos do Photoshop.
Photoshop Gratuito 5: Polarr
Para finalizar a nossa lista de ótimos programas para editar imagens tão bons quanto o photoshop, temos um editor disponível em várias plataformas (Online, mobile e iMac e Windows 10), o Polarr. Na verdade o Polarr se parece mais com o Adobe Lightroom, em que você pode alterar propriedades das cores, sem grandes ferramentas para manipular as suas fotos.
Particularmente, para ajustar parâmetros de cor e iluminação, gostei muito do Polarr. Com ele, você pode importar imagens e guardá-las no servidor do Polarr antes de exportar.
Honestamente, o Photoshop é sim o melhor editor do mercado. Mas com as opções citadas acima, dá pra sobreviver em um mundo livre de pirataria. A equipe do Oficina da Net já falou sobre este conturbado assunto em um Podcast, o ON CAST #02. O que achou das opções?
Se você faz uso de outros programas onlines ou não, deixe sua dica nos comentários.