Metade das personalidades mais admiradas pelos jovens brasileiros são Youtubers. De acordo com uma pesquisa inédita feita pela  Korova encomendada pelo Google e pelo Meio & Mensagem, das 20 personalidades mais bem vistas pelos adolescentes, 10 são Youtubers.

As entrevistas aconteceram entre outubro e novembro de 2015, com mil jovens entre 14 e 17 anos, pertencentes as classes A, B e C. Eles foram ouvidos em relação aos seus produtores de conteúdos preferidos.


Reprodução: Meio & Mensagem.

Na pesquisa intitulada como "Os novos influenciadores: quem brilha na tela dos jovens brasileiros", a atriz e comediante Tatá Werneckestá  na primeira posição, seguida pelo apresentador Danilo Gentili. Paulo Gustavo, ator, aparece na terceira posição. O ator global aparece na quarta posição. O casal Leon e Nilce, do Coisa de Nerd, em quinto lugar.

"A pesquisa aponta a força dessas novas celebridades", disse a diretora de marketing B2B do Google no Brasil, Susana Ayarza. "Eventualmente, elas ainda não têm um alcance tão forte quanto as [celebridades] da TV, mas geram um engajamento muito intenso", completou a especialista em entrevista ao Meio & Mensagem. "Se a gente quer medir influência, tem que entender que ela tem dois grandes pesos. Uma coisa é ter a capacidade real de mobilizar e engajar; a outra é uma medida mínima de alcance, segundo a visibilidade adequada", disse Thais Bernardes, coordenadora de market insights do Google Brasil.

Inscreva-se no canal do Oficina da Net TV

A YouTuber Kéfera Buchman aparece em sexto lugar da listagem, em seguida, Iberê Thenório (do Manual do Mundo), a atriz Bruna Marquezine, Felipe Castanhari (do Canal Nostalgia) e por Felipe Neto, na décima posição.

"A TV ainda tem e terá muito tempo de influência, afinal um horário nobre da Globo atinge pessoas no Brasil inteiro de forma muito rápida", explicou Eco Moliterno, diretor-executivo de criação da agência Africa.