Nesta quarta-feira (27), a Kantar, empresa de pesquisa de mercado, divulgou um levantamento sobre a situação do Windows Phone no mundo. Conforme as informações do relatório, o único mercado em que o Windows Phone ainda não aparece em declínio é no Reino Unido. No último trimestre a empresa aumentou a participação para 10% no país.
Carolina Milanesi, chefe de pesquisa da Kantar, atribui o sucesso no Windows Phone no Reino Unido em razão de dispositivos de baixo custo, como o Lumia 535.
Android foi o único sistema que não teve queda relevante no mundo, diz levantamento,
Porém, mesmo que o Windows Phone esteja em crescimento em alguns locais, em um panorama geral a situação não é das melhores. Na Itália, o Windows Phone teve queda de 4,6%, na França, queda de 2,9%, nos Estados Unidos, 2,2% e na Austrália chegou a 2,8%. Vale notar que as quedas registradas não correspondem ao número de dispositivos vendidos, mas sim a participação de mercado em geral.
Levando em consideração toda a Europa, o Windows Phone teve queda de 1,8%. No período, o iOS também registrou queda de 3,3%. O Android foi o único sistema que registrou aumento de participação em quase todos os países.
Atualmente, a participação do Windows Phone/10 Mobile atinge 1,7% do mercado global. Apesar da grande expectativa por parte da Microsoft e também pelos usuários, o sistema é considerado um fracasso.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que o Windows funciona como um todo, ou seja, para Xbox, desktop, dispositivos móveis, entre outros, e não apenas como um sistema operacional.
Confira abaixo os números da Kantar em relação aos sistemas operacionais:
Veja o review dos aparelhos Nokia/Microsoft que já passaram aqui pela redação do Oficina da Net.