A Anatel divulgou dados sobre a situação da telefonia móvel no Brasil. De acordo com a Agência, entre os meses de novembro e dezembro, a perda de linhas foi de 12 milhões. As linhas pré-pagas foram as mais atingidas, no entanto, a base pós-paga não sofreu grandes mudanças no período.

No total, em 2015, a telefonia celular teve queda de cerca de 23 milhões de linhas ativas. Porém, não foi somente o setor que registrou declínio, o mercado de telecomunicações do país acabou também sendo afetado em dezembro, com grande baixa dos clientes de televisão por assinatura.


Final de 2015 fechou em baixa para o setor de telefonia móvel no Brasil.

A base de assinantes de TV paga no país terminou 2015 em 19,05 milhões, queda de 2,7% em relação a 2014.

A queda, tanto em telefonia móvel quanto no setor de assinaturas de TV, possui vários fatores. Uma das razões é a forte adesão aos aplicativos de conversa, como o WhatsApp. Assim sendo, vários clientes dispensam o uso de uma segunda linha. Além disso, o país esta passando por uma grave crise econômica, o que faz com que as pessoas acabem optando por deixar certos serviços.

As TVs por assinatura, no entanto, estão perdendo espaço para serviços de streaming, como o  Netflix, que cada vez conquista mais usuários.

A operadora de celular Vivo, em dezembro, teve perda de linhas de 6,2 milhões. A Tim, por sua vez, registrou queda de 3 milhões de linhas, já a Claro teve 1,4 milhão de linhas descontinuadas e a Oi, 1,1 milhão. A Nextel, no entanto, manteve a base de 2,5 milhões.

O Brasil aparece em quinto lugar no mercado de telefonia móvel no mundo. Até maio do ano passado, o setor registrava crescimento, chegando a 284 milhões de linhas. Porém, após o período, a queda foi contínua.