A Vivo já havia anunciado em fevereiro deste ano, a utilização de uma franquia com limite no uso de dados na internet banda larga. Desta forma, os usuários da internet do tipo ADSL, a mais comum no Brasil, já devem ir se acostumando com o controle do uso de dados em casa. Até 2017, todos os planos de internet fixa da Vivo, a exemplo da Oi e da Net, deverão ser oferecidos com limite de dados, diferente do modelo adotado por algumas empresas atualmente, em que os planos são regulados por velocidade, sem um volume máximo de tráfego permitido.
Em poucas palavras, os clientes destas três operadoras de telecomunicações, que utilizam a internet por meio de uma linha telefônica fixa, não terão um serviço de internet oferecido por velocidade, mas sim por volume de dados.
Péssima notícia para quem gosta de assistir vídeos de alta resolução no Youtube, é fã de serviços de streaming ou gosta de atualizar jogos eletrônicos. Tudo isso consome gigabytes e mais gigabytes de dados. No caso em que vários membros da família utilizam a internet, cada aparelho conectado também reduz a franquia.
O usuário poderá navegar com a internet contratada até o tráfego de dados atingir o seu limite. Após isso, terá a velocidade bastante reduzida, isso se não for cancelada até o fim do mês.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o plano com franquia, no entanto as operadoras precisam seguir algumas regras. As empresas deverão obrigatoriamente informar o usuário sobre o consumo mensal e alertar quando a franquia se aproximar do limite contratado.
Esta restrição não é novidade para os usuários da Net que adota a franquia de dados desde que começou a oferecer o serviço de banda larga. Quando o limite é ultrapassado, o usuário tem que navegar com a velocidade de internet de 2 Mbps. Na Oi, que também prevê em contrato uma franquia de consumo de dados mensal, a velocidade, quando esse limite é atingido, pode chegar a 300 Kbps.
Conforme a Net relatou a Zero Hora, apenas clientes que utilizam a conexão de forma muito distinta da maioria, geralmente com aplicações profissionais, ultrapassam o volume de dados disponível mensalmente.
Já a Oi diz que não pratica o corte da navegação na internet após o fim da franquia, mas que prevê a possibilidade da redução da velocidade do serviço.
Segundo a Vivo, o novo plano só se encaixa para os novos clientes de banda larga fixa da Vivo e não haverá cobrança pelo excedente uso de dados até 31 de dezembro. Quem contratou o serviço antes de fevereiro deste ano, não deve ser afetado, a não ser que mude a sua velocidade de conexão.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.