O smartphone desmontável do Google, que pertence ao Projeto Ara, já vem sendo comentado há um bom tempo, porém, de fato, ainda não foi lançado. Realidade que poderá mudar nos próximos meses, já que os desenvolvedores terão acesso ao primeiro aparelho modular do Ara. A versão final para os consumidores deverá ser apresentada em 2017.
O aparelho foi revelado há um ano, porém, de lá para cá, poucas novidades, no entanto, serviu de inspiração para outras marcas. Neste ano, o novo topo de linha da LG, o LG G5, por exemplo, chegou com o conceito de peças modulares com o "magic slot".
Richard Woolridge, chefe do Projeto Ara, comentou sobre os atrasos no desenvolvimento do produto. "No decorrer de 2015, nossa equipe trabalhou em padronizar os módulos para, dessa forma, os desenvolvedores começarem a construí-los", disse o executivo em conversa com o site da Wired. "A parte chave foi reprojetar os conectores da parte traseira. Cada um deles tem que suportar a constante conexão e desconexão de peças, carregar os módulos quando eles são plugados e, o principal, não podem quebrar ou simplesmente cair. A equipe criou uma entrada proprietária, mas com padrão aberto UniPro."
"O telefone possui seis entradas, cada uma delas pode transmitir 11.9 Gigabits de dados por segundo em ambas as direções", revelou o chefe do projeto sobre o novo modelo.
A equipe do projeto Ara, durante a conferência Google I/O deste ano, demonstrou alguns módulos intercambiáveis, conseguindo alterar o módulo da câmera e com isso tirar uma foto sem a necessidade de reiniciar o aparelho. Ainda não há informações sobre o valor do aparelho. Confira abaixo o teaser do Projeto Ara: