Muito tempo antes da polêmica franquia de dados na internet banda larga fixa vir à tona, as operadoras de telecomunicações do Brasil já haviam limitado o uso de dados móveis. Ou seja, em vez de, ao atingir o limite da franquia contratada o cliente ter a velocidade de conexão reduzida como costumava ocorrer, ele passou a ter o serviço de internet cortado, sendo necessário adquirir um pacote adicional para continuar navegando.
A TIM, que já assegurou a seus clientes que não pretende adotar franquias limitadas na internet banda larga fixa, decidiu ouvir seus consumidores e trazer de volta ao mercado pré-pago a opção de manter à internet mesmo após o consumo completo do pacote de dados. Conforme a assessoria de imprensa da empresa "a ideia é garantir a liberdade de escolha dos usuários, que poderão decidir se querem continuar navegando gratuitamente com velocidade reduzida ou se preferem recontratar o pacote atual ou migrar para uma oferta com mais internet".
A medida será válida a partir dessa segunda-feira, dia 27 de junho, para clientes das ofertas pré-pagas com tarifação diária (Infinity Web e WEB+ Torpedo 50MB, 100MB e 200MB), que segundo a TIM representam cerca de 85% da base de clientes do segmento pré-pago da empresa. A navegação com velocidade reduzida é oferecida promocionalmente sem qualquer custo e valerá até o dia 31/08. A operadora diz que durante este período irá avaliar o comportamento de seus usuários e poderá prorrogar o prazo de gratuidade.
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"Fazer diferente é nossa missão. A TIM vai seguir liderando os movimentos do mercado e, parte muito importante desse processo é ouvir o que os nossos clientes desejam e responder com agilidade. Por isso, vamos dar maior liberdade de escolha para quem usa as ofertas de internet diárias, porque entendemos que os pacotes são menores e o cliente é impactado mais frequentemente com o fim da franquia. A ideia é mantê-lo conectado para resolver boa parte de sua vida no smartphone, o que é uma real necessidade nos dias atuais", explica o diretor de marketing da TIM Brasil, Rogerio Takayanagi.
Conforme a TIM, a comunicação com o cliente será feita de forma simples, com total foco na transparência. Quando o cliente atingir 80% da franquia contratada ele receberá um SMS avisando. Quando atingir 100%, receberá um novo SMS, oferecendo-lhe quatro opções para continuar a navegar, das quais:
- 1) aumentar a franquia diária contratando um novo plano;
- 2) recontratar a oferta atual e, assim, ter um novo pacote de dados para aquele dia;
- 3) contratar um pacote mensal de dados
- 4) continuar navegando grátis com velocidade reduzida. Um link redireciona o usuário ao portal mobile da TIM, onde é possível confirmar a opção.
Se o cliente escolher seguir navegando sem um novo pacote, terá sua velocidade reduzida a 30Kbps, o que ainda permite, por exemplo, trocar mensagens de texto e áudios utilizando WhatsApp ou outro app semelhante sem percepção negativa da qualidade.
Para quem quiser acompanhar o seu consumo de dados, a operadora oferece algumas ferramentas. Pelo site, é possível acessar dicas e calcular o melhor plano de acordo com o seu perfil. Já pelo app Meu TIM ou o envio gratuito de um SMS com a palavra CONSUMOWEB para o número 4141, o cliente acompanha a quantidade de dados e os minutos utilizados. "Nossa busca é pelo diálogo aberto com nossos clientes. É nosso compromisso também auxiliá-lo a acompanhar seus gastos e a definir a sua real necessidade de consumo de dados e voz", complementa Takayanagi.
Fonte: S2Publicom - Agência de Comunicação TIM
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