Quem nunca foi a algum show, ou mesmo acompanhou pela televisão, e pode ver os milhares de celulares apontados para o palco. Visto de longe, vários pontos de luz ao alto. Pois então, algumas pessoas aprovam isso, porém, muitas delas se incomodam com os excessos.
Atualmente é muito comum ver inúmeros smartphones apontados para o palco em um show. Apple poderá acabar com os excessos.
No entanto, isso poderá acabar, ao menos se depender da Apple. Uma patente registrada pela Maçã permite que a câmera do iPhone seja bloqueada quando alguém tentar fazer uma imagem do palco.
A tecnologia empregada utiliza sensores infravermelhos posicionados na direção da câmera. Assim, ao apontar o smartphone para a área que é determinada como "proibida", o telefone ficaria impossibilitado de filmar ou mesmo fazer fotos.
O pedido da batente já é antigo, de 2011, porém, só foi concedido no início desta semana pelo escritório de patentes dos Estados Unidos.
De acordo com o documento, o sensor infravermelho emite um sinal codificado com alguns comandos para o aparelho. Assim, o iPhone realiza a leitura dos sinais e desabilita as funções da câmera naquele momento. Outros locais também poderiam fazer uso da tecnologia além de shows, como cinemas e museus, por exemplo.
Vale lembrar que mesmo com a patente concedida para a Apple, a companhia poderá nunca por em prática o projeto. O mesmo ocorre para as demais empresas.