Na hora de montar um computador para jogos uma das partes mais esquecidas é o monitor. A grande maioria dos gamers opta por um desempenho maior, normalmente medido em FPS (Quadros por segundo, em tradução livre), porém esquece que para podermos realmente ver o quão bonito e/ou fluído um jogo é, temos que ter equipamentos que nos possibilitem ter esta visão, e é aí que monitores 144hz entram em cena.
Bom, vamos começar tirando algumas dúvidas do caminho, e uma delas é o que exatamente estes "144hz" (Hz é a abreviação para Hertz) significam. Eles simplesmente dizem que seu monitor, caso tenha um, consegue mostrar 144 quadros (em inglês, Frames) em 1 segundo. Mas em que isso muda? Veja a ilustração abaixo:
Como podem ver acima, quanto mais rápido sua imagem se movimentar (quanto mais você movimentar o mouse em casos de jogos em primeira ou terceira pessoa), maior a diferença fica. Infelizmente em imagens só posso lhe mostrar as diferenças entre 30 FPS e 60 FPS.
Algo que é importante lembrar quando considerando comprar um monitor 144hz é que há 3 diferentes "interfaces" que contribuem para uma melhor - ou pior - experiência, e elas são:
- O seu Computador;
- O seu Monitor;
- O seu Olho.
O seu Computador vai definir a quantidade de FPS em que o jogo estará rodando. Essa quantidade será definida pelas peças que forem utilizadas nele (quanto mais potente, mais FPS, na teoria).
O seu Monitor vai definir a quantidade máxima de FPS que poderá ser exibida ao seu olho. O que define a quantidade máxima são os Hertz. Se o ele for de 60hz, verá no máximo 60 FPS, se for de 75hz, 75 FPS, e por aí vai. O monitor com a maior frequência real atualmente é o Asus Rog Swift PG258Q, no qual alcança os incríveis 240Hz. Vale a pena deixar claro que a diferença está mais ligada ao desempenho da tela do que a nossa capacidade de perceber FPS.
O terceiro fator são os seus Olhos. Eles são os que captam toda a informação que é reproduzida pelo seu monitor. O funcionamento dos olhos será mencionado mais abaixo neste mesmo artigo.
Ainda falando sobre FPS e desempenho, o Oficina da Net entrou em contato com o pessoal da Asus aqui do Brasil para fazer algumas perguntas a respeito do assunto, confira as respostas:
Qual o mínimo de FPS para conseguir um bom desempenho em jogos?
O mínimo varia de acordo com o jogador e o investimento que ele deseja fazer. O recomendado para fluidez é no mínimo 60FPS. Apesar disso, é possível ter "jogabilidade" acima de 30. Como dizem, 30 frames é para você assistir e 60 para jogar.
O que mais importa para conseguir uma boa "fluidez" em jogos?
O contexto é importante, pois o computador de uma maneira geral é fundamental para um bom funcionamento do jogo. Então uma boa placa-mãe, combinada com uma placa de vídeo com bom desempenho, aliada a processador e memórias em uma quantidade aceitável tornam a experiência melhor. Outro ponto para se observar é se placa de vídeo entrega uma média de quadros por segundo. Se o hardware, em vários momentos, demorar pouco mais para fazer alguns quadros em relação aos outros, isso tornará a experiência "travada".
É importante ter FPS acima do que um monitor suporta? (Exemplo: acima de 144 FPS)
O ideal é que o monitor mostre a qualidade que a placa de vídeo consegue entregar, senão você estará desperdiçando desempenho da GPU. Logicamente é importante frisar que para que seja possível atingir 144Hz ou mais no monitor, o computador precisa ter uma configuração que consiga gerar esse desempenho.
Agradecemos ao Alessandro Campos por nos ajudar com as respostas.
Qual a diferença entre Hertz (Hz) e FPS (Quadros por segundo)?
Essa dúvida pode parecer algo super simples para alguns, mas para outros ela é um monstro de sete cabeças. Hz e FPS são a mesma coisa? Não.
Hz é a limitação de seu monitor em reproduzir até X FPS. Se o seu é de 60Hz, isso significa que o número máximo de FPS que ele consegue reproduzir é 60, se ele for 30Hz (há muitos casos de monitores 4K que são limitados a 30Hz) ele reproduzirá até no máximo 30 FPS, e por aí vai. Isso funciona de tal forma devido a limitação de seu monitor de atualizar e exibir as imagens enviadas pelo Computador.
FPS é a quantidades de Frames (quadros) por segundo que o seu jogo/filme/vídeo está atualmente funcionando. A quantidade máxima de FPS que você consegue ver é limitada pela frequência (hertz/Hz) máxima de seu monitor.
É possível ver mais de 60 FPS em um monitor funcionando a 60Hz? Não. Se o seu monitor for de 60Hz, o máximo que você verá será 60 FPS. O que é possível, porém, é o computador ultrapassar a barreira dos 60 FPS reproduzindo mais quadros por segundo (lembrando que ainda assim você continuará vendo somente 60 FPS). Um exemplo é neste vídeo aqui, observe:
O vídeo foi gravado em um monitor 60Hz, porém se você olhar para o canto superior direito da tela, verá que o FPS (em verde) está bem acima dos 60.
Como funcionam os FPS (Quadros por segundo)?
Como podemos ver acima, 60 FPS tem o dobro de imagens (quadros) sendo exibidas em 1 segundo. Agora, como isso funciona na prática? É bem simples:
Um quadro representa uma foto, literalmente. Se tivermos várias fotos em sequência em posições diferentes, vai dar a impressão de que os objetos nas fotos estão se movimentando, correto? É exatamente assim que os vídeos, jogos, filmes funcionam.
Agora imaginem poder ver 144 quadros em somente um segundo? Isso além do dobro da opção mais comum (60 quadros), torna a imagem muito mais nítida, bonita e fluída. Estas diferenças são melhores vistas em Slow Motion, como mostra o vídeo abaixo:
Aqui podemos ver o quão fluída a parte em que os 120FPS são em relação com a parte dos 60FPS. Se você tiver algum amigo que tenha um monitor que opere em 144hz e o computador dele consiga atingir os 144FPS, você notará que a diferença é GRITANTE. A fluídez é muito maior em comparação aos 60Hz, assim como a nitidez. Também é possível ver o efeito Ghosting nos 60FPS, que nada mais é que deixar a imagem borrada por causa da troca de frames muito rápida. Esse efeito de borrão é ainda mais perceptível quando o Slow motion é aplicado.
Para os que já estão mais acostumados com uma fluidez maior, a diferença já é bem visível no vídeo em sí. Porém, para quem não conseguir perceber a diferença, deixarei aqui outros vídeos que também mostram as grandes diferenças entre um monitor 60Hz e um 144Hz.
No vídeo abaixo fica ainda mais visível.
Este é um vídeo que mostra a diferença na área de trabalho usando o cursor do mouse.
Este aqui compara a diferença no jogo Battlefield 3.
Lembrando que a diferença é no desempenho do monitor, que se comunica com o computador em uma frequência maior.
Mitos sobre Monitores e o Olho Humano
Aqui falaremos sobre mitos e invenções do olho humano. Há vários sobre o que podemos e o que não podemos ver, irei mencionar alguns dos mais falados pela galera, principalmente por "Gamers".
Um dos mais famosos mitos é este:
"O olho humano só percebe até 60 FPS, acima disso não é possível perceber a diferença."
Bom, depois de tudo que acabei de lhes mostrar, podemos dizer que isso não é completamente verdade, mas sim algo que não deve ser tratado de tal forma. A visão humana é algo muito mais complexo, afinal, ela não funciona por "FPS". Só de assistir aos vídeos de exemplo já podemos ver que tal falácia nada mais é do que um mito. Claro que se a velocidade de movimentação dos objetos vistos nas imagens for lenta demais, a diferença será imperceptível, já que tanto 60hz a 60 FPS quanto 144hz a 144 FPS vão ter o próximo quadro muito parecido com o primeiro, criando a impressão de indiferença nas imagens.
Se você ao menos entende a língua inglesa, o vídeo abaixo explica muito bem o que tentamos deixar claro aqui:
Eu pessoalmente já ouvi coisas ainda mais absurdas, nas quais diziam que o máximo que conseguiamos ver era 40, 35, 30 e até 24 FPS, o que obviamente me fez gargalhar.
"Meu monitor funciona a 144hz em 1ms de tempo de resposta"
Uma coisa tenho que deixar claro: Pessoal, não existe - atualmente - um monitor que opere a 144hz com 1ms.
Mas como assim, então eles mentem em suas propagandas? Técnicamente, não. A maioria dos monitores 144hz que são focados em gaming conseguem operar fácilmente a 1ms, porém em 60Hz. Há alguns que até conseguem a mesma façanha a 75Hz. No entando, não há monitor que opere a 1ms em 144hz, como mostra a tabela abaixo:
Infelizmente não achei o site que fez a imagem, porém este são testes reais.
Lembre-se, há monitores com menor tempo de resposta sim, porém não há um monitor que consiga fazer o serviço em 1ms enquanto opera a 144hz. Infelizmente as empresas põem 1ms na caixa, mas não falam que o mesmo só funciona em 60Hz.
Conclusão
Depois de ler o artigo, espero que fique mais claro aos leitores que um monitor 144Hz pode fazer toda a diferença em sua jogatina, não só por deixar a imagem mais bonita e fluída, mas também por garantir uma experiência melhor enquanto joga, tanto para jogadores competitivos quanto para jogadores casuais.
5 melhores monitores 144hz pelo menor preço
Lembre-se: a diferença está no desempenho do monitor, não nos seus olhos, eles não são piores ou melhores que os do seu amigo, o máximo que pode acontecer é você estar desacostumado com a diferença. Portanto, se você tem o dinheiro, vale muito a pena investir em um monitor de 144hz ou acima, ainda mais que agora temos modelos com paineis IPS que tem cores muitos melhores.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.