Menos de dois meses após seu lançamento e o jogo Pokémon Go registrou uma queda na quantidade de jogadores diários que continuam engajados com a caça aos Pokémons. Mas, antes disso, o game conseguiu ultrapassar várias marcas, vencendo o Facebook e o WhatsApp na lista dos apps mais populares, além de ter se tornado o jogo mais baixado de todos os tempos. Além disto, o game entrou para o Guiness Book ao quebrar cinco recordes.

Entretanto, mesmo com o estrondoso sucesso, muita gente está deixando de lado a caça aos monstrinhos de bolso, algo que já era de se esperar, já que com todo o burburinho lançado a respeito do game da Niantic, uma parte dos fãs do Pokémon Go eram, na realidade, curiosos que desejavam apenas entender como a novidade da Niantic funcionava.

Logo que lançado, estimativas apontaram que cerca de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo estavam jogando Pokémon Go diariamente, contudo, novos relatórios de empresas que analisam dados do setor mostram que este número diminuiu em cerca de 10 milhões de pessoas. Atualmente, o número de jogadores que acessam o game ao menos uma vez por dia está próximo dos 30 milhões.


Foto: Reprodução/Axiom Capital Management)

Outro fator que tem apresentado queda desde o dia 5 de agosto, data em que o jogo alcançou maior pico, é o engajamento dos usuários (observe no gráfico abaixo). O que acaba por tranquilizar investidores de empresas como Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat. Conforme o analista sênior da Axiom Capital Management, Victor Anthony, devido ao rápido crescimento do Pokémon Go desde o seu lançamento, investidores vinham se preocupando que esta nova experiência estava diminuindo o tempo gasto em outros aplicativos mobile.


Foto: Reprodução/Axiom Capital Management

De acordo com a análise, também houve diminuição nas buscas pelo termo "realidade aumentada" no Google, o que reforça a ideia de queda de interesse pelo jogo. Conforme pode-se analisar no gráfico abaixo, com o lançamento do game houve um boom de pesquisas acerca desta tecnologia empregada no jogo, sendo que recentemente notou-se a diminuição da procura pelos termos.

Foto: Reprodução/ Axiom Capital Management

Ainda assim, isto não significa que o Pokémon Go está com os dias contatos e que logo, logo, ficará esquecido na loja de aplicativos. Como já dito antes, muito se falou sobre o jogo antes de o seu lançamento, o que naturalmente despertou a curiosidade das pessoas, que acabaram baixando o game para conhecer e depois o abandonaram.

Mas, também não se pode ser ingênuo a ponto de acreditar que o jogo iria ficar no topo por todo o tempo. Novidades são lançadas a todo momento e provavelmente muito em breve irá surgir um novo aplicativo ou jogo que ocupará um lugar de destaque nos dispositivos móveis. O que não significa dizer que a captura dos Pokémons deverá ser esquecida.

Fonte: Bloomberg

Veja também: