De acordo com as autoridades da Indonésia, a Alphabet, empresa que controla o Google, deve mais de US$ 400 milhões em impostos ao país.


Autoridades da Indonésia dizem que Google deve milhões em impostos ao país. Além do Google, outras empresas de tecnologia estão sendo avaliadas.

A declaração foi feita por Muhammad Hanif, diretor da área de casos especiais da agência tributária do país, ao comentar sobre as investigações de operações indonésias do Google no início da semana.

O Google, segundo informações, teria pagado menos de 0,1% do total de receita e impostos por valor adicionado que devia no ano passado.

A maior parte da receita gerada na Indonésia é registrada na sede do Google para a região Ásia-Pacífico, localizada em Cingapura. De acordo com Hanif, representantes da empresa não acataram uma auditoria em junho, e a agência tributária levou o caso para a justiça.

"O argumento do Google é que eles apenas fizeram planejamento tributário", disse Hanif. "Planejamento tributário é legal, mas planejamento tributário agressivo, até o ponto em que o país onde a receita é gerada não recebe nada, é ilegal."

O Google, por sua vez, disse que está colaborando com as autoridades locais e que já pagou todos os impostos cabíveis.

Hanif estima que a conta de impostos de 2015 devidos pelo Google, incluindo multas, chegue a 5,5 trilhões de rúpias (US$ 418 milhões). Além do Google, a agência tributária também pretende buscar impostos atrasados de outras empresas que entregam conteúdo pela internet no país.