Na tarde desta terça-feira, dia 4, a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou a indicação do ex-ministro de Comunicações, Juarez Quadros, para o cargo de presidente e conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A indicação agora precisa ser aprovada também pelo plenário do Senado.
Juarez Quadros teve nome aprovado pela comissão do Senado para presidir Anatel (Imagem: Reprodução Internet)
Quadros recebeu 15 votos favoráveis a sua indicação e nenhum contrário. A votação foi secreta. Se tiver o nome aprovado pelo Senado, ele, que é formado em Engenharia Elétrica, ocupará a vaga deixada por João Rezende, que renunciou ao cargo em agosto, alegando motivos pessoais.
Na reunião da Comissão, o senador Jorge Viana afirmou que cuidará pessoalmente para que a indicação de Quadros seja votada o quanto antes pelo plenário da casa.
Entre abril e dezembro de 2002, Quadros foi ministro das Comunicações, no último ano do governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC). Ainda no ministério, foi secretário executivo e secretário de Fiscalização e Outorgas.
Conforme o relator da matéria, senador Flexa Ribeiro, disse em parecer sobre reunião realizada no dia 13 de setembro, em que o relatório sobre a indicação de Juarez Quadros foi entregue ao Senado, o indicado possui experiência profissional e formação técnica adequadas para o cargo.
Segundo Ribeiro, a indicação "foi feita em cima da preocupação de que os diretores, não só da Anatel, mas de todas as agências reguladoras, sejam escolhidos pela competência e conhecimento na área em que irão atuar, e não por indicação político-partidária".
Veja também: Rezende deixa presidência da Anatel, mas reafirma que era da internet ilimitada acabou