A maré não está favorável para os provedores de TV por assinatura no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em agosto deste ano houve uma redução de 20.737 assinantes comparado ao mês anterior, quando houve um crescimento de 0,16%. No total, foram registrados em todo o País, 18.906.862 assinantes de TV paga. A acareação foi realizada com base nos dados divulgados em 26 de agosto último.


Imagem: Reprodução Internet

Se levar em conta dados mais recentes, os canais de TV por assinatura têm apresentado declínio, não apenas em agosto, mas no último ano. Embora o setor tenha apresentado crescimento nos dois últimos meses, o saldo ainda está negativo em 2016. Conforme a Anatel, ao analisar informações recentes, a queda foi de 48.531 assinantes.  Ainda segundo a agência, em julho deste ano as TVs por assinatura estavam presentes em 28,03% dos domicílios brasileiros. Já em agosto esta porcentagem diminuiu para 27,78% dos lares.

O grupo Telecom Americas, dono da Claro, Net e Embratel, se mantém como líder do setor, totalizando 9,8 milhões de clientes, o que significa a fatia de 52,17% do mercado. Em segundo lugar está a Sky, com 5,32 milhões de assinantes, o que representa 28,16% de participação, seguido pela Telefônica, com 1,76 milhões de clientes e 9,32% de representatividade no setor. A Oi, está em quarto lugar, com 1,24 milhões de assinantes, o que representa 6,57%.

Veja também: 

Abaixo veja o gráfico com número de assinantes e a densidade dos serviços de TV por Assinatura em julho de 2016, por Unidade da Federação e por Região.


Reprodução Anatel

Veja abaixo a distribuição da base de assinantes no País nos Serviços de TV por Assinatura por grupos econômicos.

Fonte: Anatel