O Google lançou o Allo há pouco mais de dois meses, porém, em inglês. Agora, chegou ao Brasil o mensageiro na versão em português. A inteligência artificial inclusa no chat faz dele não apenas um canal de comunicação, mas também uma forma de executar ações sem ter que deixar a conversa, como por exemplo, fazer buscas na internet, rodar vídeos no YouTube  ou mesmo agendar compromissos.

O Brasil é o terceiro local a receber uma variante do aplicativo. Os Estados Unidos foram o primeiro e após a Alemanha. Através do Allo, o Google está sempre por perto para ajudar o usuário. Com as informações coletadas das conversas, o Allo poderá fornecer qualquer tipo de ajuda.

O Allo foi lançado em setembro e tem como objetivo deixar o Google sempre perto dos usuários. Utilizando ferramentas já existentes, o assistente entra em ação toda vez que uma mensagem for iniciada por @google ou mesmo se adicionar o "chatbot" diretamente.

A chegada do Allo ao Brasil, mesmo antes de estrear na maioria dos países europeus faz parte da estratégia do Google de focar em mercados emergentes, disse Nick Fox, vice-presidente de comunicações do Google.

 "Se nós olharmos para a próxima geração de usuários que está vindo, a próxima geração de consumidores, eles estão no Brasil, na Índia, nas Filipinas, na Indonésia", diz Fox. "Nós pensamos que esses mercados são os próximos a atingir a marca de um bilhão de usuários."

O funcionamento do Allo ocorre em função do Assistente do Google, um sistema de inteligência artificial que é capaz de interagir com humanos. Ele é semelhante a outros assistentes pessoais, como a Siri, da Apple e a Cortana, da Microsoft.

"Se você ver como lançamos o Gmail há dez anos ou a busca, nós lançamos nos Estados Unidos, na França, nós até fizemos em português de Portugal antes de fazer em português do Brasil. Claramente houve uma mudança em como nós pensamos a importância de onde lançamos nossos problemas", comenta Fox.

"Sabíamos que o Brasil seria um grande mercado para a gente. Mas, assim que lançamos, vimos que mesmo sem a customização e as melhorias para o português brasileiro, já tínhamos muitos usuários no Brasil, o que reforçou a importância de fazer um bom trabalho."

 

Allo no Brasil

No Brasil, a grande novidade é o Allo falar português. De acordo com Fox, a adaptação do aplicativo foi contínua e tão difícil quanto ocorreu com o alemão. "Não é só a complexidade da língua, mas também a cultura por trás dela. Quando você traduz, apenas verte as palavras de uma língua para outra. Quando estão no chat, as pessoas podem mandar mensagens para o Allo, e dizem coisas que tipicamente não dizem a um computador. Você diz coisas que provavelmente diria a um amigo", comenta Fox.

"Você ensina o assistente a como entender o português. Começa com frases comuns, e a partir delas passa a testar como ele as compreende de diferentes formas", explica Fox.