Nesta quinta-feira (15), a Kaspersky publicou a edição de 2016 do seu boletim de segurança e estatísticas, que exibe as principais ameaças virtuais do mundo durante o ano.

Assim, no decorrer de 2016, as maiores tendências no mundo dos crimes virtuais foram os malwares bancários e também os ataques ransowares, que são responsáveis pelo sequestro de computadores das vítimas e pedem algum tipo de resgate para liberar as informações.


Aparelhos equipados com o sistema do Google são os preferidos pelos criberciminsos. Eles infectaam aplicativos e os disponibilizam  na loja virtual da empresa.

De acordo com os pesquisadores, as empresas estão enfrentando muitas dificuldades para identificar os casos de problemas relacionados a segurança. No total, 28,7% delas disseram que levaram vários dias para descobrir o problema; 19% demoram algumas semanas e 7,1% revelaram que levaram meses para encontrar.

Conheça os melhores antivírus para Android! 

Dentre as que demoraram meses para detectar o problema, a descoberta aconteceu através de uma auditoria de segurança externa ou interna ou mesmo alertas de terceiros.

Além disso, o estudo revela que 36% dos ataques a banco estão direcionados a aparelhos Android. Em 2015 o índice foi de apenas 8%.

Os cibercriminosos utilizam o Google Play para distribuir malwares para Android, isto significa que há milhares de aplicativos infectados.

Confira mais informações aqui.