Inicia na próxima quinta-feira, dia 5 de janeiro, a Consumer Eletronics Show 2017 (CES 2017). A poucos dias do evento, as expectativas para o que será apresentado aos consumidores de tecnologia nesta feira anual estão altas.
Isto porque o evento, que ocorre em Las Vegas, nos Estados Unidos, costuma trazer diversos lançamentos de eletrônicos, que vão desde smartphones e smart TVs a até carros inteligentes. Aqui no Oficina da Net acompanharemos todos os lançamentos divulgados na feira e, se você quer ficar ligado no que vem por aí, confira a lista com as principais novidades que devem ser apresentadas no evento pelas grandes fabricantes.
Veja também: 8 tecnologias que estarão mais presentes no seu cotidiano até 2020
Smart TVs
A CES costuma ser o evento escolhido pelas fabricantes de smart TVs para o lançamento dos televisores inteligentes. Neste ano, os aparelhos com resolução 4K devem dominar. Há ainda a expectativa para que modelos domésticos com resolução 8K sejam apresentados aos consumidores. Outra tendência a ser discutida na feira deve ser a tecnologia High Dynamic Range (HDR), que garante um melhor contraste e cores mais vivas nas imagens, que já vem sendo utilizada em consoles como o Xbox One S e serviços de streaming.
Smart TVs foram destaque na CES 2016 e não deve ser diferente neste ano (Imagem: Reprodução/Internet)
Há expectativa também para que a LG lance sua Wallpaper OLED TV. Rumores apontam que o aparelho deve ter tela flexível e com apenas um milímetro de espessura. Destaque para a praticidade: o aparelho poderá ser fixado à parede através de um imã. Além disso, segundo documentos vazados, a empresa pode anunciar modelos de 55, 65 e 77 polegadas.
A Sony também deve apresentar novidades em televisores. Consumidores podem esperar pela primeira Smart TV OLED da fabricante com Android TV. Já a Samsung anunciou o lançamento de serviços personalizados como "Sports" (Esportes), "Music" (Música) e "TV Plus" em suas Smart TVs.
Leia também: Vale a pena comprar uma televisão 4K?
Smartphones
O evento não é focado em smartphones, porém, ainda assim, as empresas aproveitam a CES para divulgar novidades em dispositivos móveis. A Samsung, por exemplo, provavelmente irá lançar durante a feira a versão 2017 da série Galaxy A da Samsung. Conforme rumores o aparelho deve chegar com visual semelhante ao do Galaxy S7, resistência à água, ficha técnica poderosa e preços mais acessíveis que os tops de linha.
A expectativa é que o Galaxy A7 (2017) tenha tela de 5,5 ou 5,7 polegadas Full HD, câmeras frontais e traseiras de 16 megapixels, processador Exynos 7870, 3 GB de RAM e 32 GB internos. O Galaxy A5 e Galaxy A3 também chegarão em nova versão 2017.
Galaxy A7 na versão 2017 (Imagem: Reprodução/Internet)
Da LG espera-se um "refresh" da linha X da empresa, além de um possível LG Stylus 3, sucessor do Stylus 2. Muitos esperam o lançamento do LG G6, contudo, é mais provável que isso ocorra no Mobile World Congress de 2017 (MWC).
A Sony pode apresentar um sucessor para o Xperia X com tela de 5,5 polegadas 4K e 4 GB de RAM. A Asus também deve trazer novidades em smarphones na CES 2017. A empresa já deu algumas dicas sugerindo novos Zenfones. Conforme rumores, o novo modelo teria Snapdragon 625, 4 GB de RAM, 64 GB de memória interna e bateria de 4850 mAh. Ou seja, um novo Zenfone 3, mas com uma super bateria e lente dupla. A expectativa é que este seja o já comentado Zenfone 3 Zoom. Mais detalhes sobre ele serão revelados durante o Zennovation, evento que ocorrerá no dia 4 de janeiro.
Os consumidores também podem esperar novidades vindas da BlackBerry, Huawei e Xiaomi, que têm presença confirmada no evento e costumam apresentar lançamentos no evento.
Veja também:
Carros Inteligentes
O setor automotivo tem ganhado cada vez mais força na CES. Em 2017 são esperados novos modelos de carros conectados e equipados com a plataforma CarPlay, da Apple, ou Android Auto, do Google. Além disso, é possível ver avanços em computadores de bordo, especialmente vindos da Nvidia.
Os carros elétricos também devem ser tendência na CES 2017, seja com o lançamento de novos veículos ou apresentação de conceitos. Os consumidores ainda podem esperar por novidades nos campos de Inteligência Artificial e self-driving cars (carros autônomos).
Carros elétricos devem marcar presença na CES 2017 (Imagem: Reprodução/ABC News)
Montadoras que já têm presença confirmada na feira anual são BMW, Nissan, Volkswagen, Faraday Future e Toyota.
Smartwatches e dispositivos vestíveis
A expectativa é que as novidades em relógios inteligentes venham da LG e da Huawei. Marcas menos conhecidas devem roubar a cena na categoria de dispositivos vestíveis com pulseiras fitness e outras novidades focadas na prática de exercícios físicos e saúde.
Fones de ouvido e caixas de som
Com a exclusão da entrada de 3,5 mm pela Apple e outras fabricantes, é provável que a feira trará uma explosão de fones de ouvido sem fio para compensar essa lacuna. Além disso, espere por novas caixas Bluetooth potentes e com design arrojado.
A LG, inclusive, já começou a revelar algumas de suas novidades. A primeira delas é o Tone Studio, uma espécie de alto falante portátil para ser usado no pescoço do usuário e que traz a promessa de melhor som ambiente e áudio de alta definição. A empresa deve apresentar ainda uma caixa de som flutuante PJ9 com saídas em 360 graus e resistência a água.
Caixa de som flutuante da LG deve ter demonstração na CES 2017 (Imagem: Reprodução/LG)
Computadores
Os segmentos de notebooks, computadores de mesa (desktops) e híbridos também devem apresentar novidades durante a CES 2017. Devido ao bom recebimento do Surface Studio, da Microsoft, é possível que outras fabricantes foquem em computadores tudo-em-um (All-in-one) para aproveitar as novidades do Windows 10 Creators Update. Novidades devem vir de empresas como a HP e Dell.
Outra novidade aguardada é o primeiro monitor 4K com HDR, da LG. O produto traz a qualidade de imagem das Smart Tvs atuais para os PCs.
Demais categorias
Fabricantes como a HTC e a Samsung devem trazer novos produtos no ramo da Realidade Virtual e Realidade Aumentada, com o HTC Vive e Gear VR, respectivamente. Também devem haver lançamentos de produtos de pequenas e grandes empresas compatíveis com o Google Daydream e Windows 10 VR.
Drones também devem aparecer pela CES 2017. A expectativa é que os aparelhos venham com mais autonomia de bateria, maior alcance de voo e em diferentes faixas de preço.
A LG deve aproveitar a CES 2017 para realizar a demonstração do recém anunciado ProBeam HF80J, um projetor inteligente equipado com o sistema webOS, o mesmo usado nas TVs da marca. O equipamento tem projeção de 2000 lumens para ser utilizado até mesmo em ambientes mais claros e pode se conectar a caixas de som Bluetooth.
LG Probeam, projetor inteligente da LG (Imagem: Reprodução/LG)
A CES 2017 deve trazer ainda novidades em produtos para casas conectadas, como novas lavadoras e geladeiras inteligentes, câmeras de segurança, fechaduras, termômetros e diversas outras categorias de Internet das Coisas (loT).
Para ficar por dentro de tudo o que for apresentado durante a CES 2017, é só continuar com o Ofcina da Net. Traremos todas as novidades.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.